Sporting CP – Estoril (Taça da Liga)
O Sporting, atual detentor do troféu, disputa o segundo encontro caseiro nesta fase de grupos da Taça da Liga 2018/19. Os “leões” estrearam-se com um triunfo por três bolas a uma e lideram o grupo D a par do Feirense.
Principal favorito à conquista deste grupo D, o Sporting reforçou esse estatuto após a vitória inaugural diante do Marítimo (3-1), em Alvalade. A formação “verde e branca” prepara-se agora para aquele que, em teoria, será o encontro mais acessível até à data: jogará em casa diante da única equipa do grupo que não milita no escalão máximo, o Estoril Praia. Se conseguir confirmar o favoritismo que possui à entrada para este desafio e o Feirense for capaz de se superiorizar ao Marítimo no Marcolino de Castro, a decisão ficará adiada precisamente para a visita sportinguista a Santa Maria da Feira, nos últimos dias do ano civil.
No último fim-de-semana, o Sporting soube aproveitar o desaire do Benfica na visita ao Jamor e venceu o Boavista por três golos sem resposta, encurtando a distância em relação ao principal rival para um ponto e estabelecendo-se a dois pontos da liderança da Liga NOS por esta altura. Na próxima jornada não se adivinham facilidades para o Sporting, o primeiro dos “três grandes” a visitar os Açores para defrontar o Santa Clara, conjunto recém-promovido que tem estado em ótimo plano. Tendo em conta que o Sporting cumprirá quatro jogos num espaço de cerca de 12 dias (Arsenal, Boavista, Estoril e Santa Clara), José Peseiro deverá voltar a promover alterações na equipa para este embate da Taça da Liga, sem que isso mexa com o estatuto da sua equipa em termos e favoritismo.
Onze provável: Renan Ribeiro, Bruno Gaspar, Marcelo, André Pinto, Jefferson, Petrovic, Misic, Carlos Mané, Cabral, Nani, Castaignos
O Estoril Praia nem teve tempo para se desabituar dos grandes palcos do futebol nacional. A equipa da Linha que caiu de divisão na época passada prepara-se para visitar Alvalade na segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga, isto depois de ter perdido na ronda inaugural frente ao Feirense, por duas bolas a uma. Numa prova tão curta quanto a Taça da Liga, qualquer deslize pode ser fatal e o futuro dos “Canarinhos” na prova poderá ficar hipotecado já nesta segunda jornada.
Os estorilistas vão disputar o segundo encontro consecutivo frente a equipas do escalão máximo, uma vez que a última ocasião em que entraram em campo foi para defrontar o Tondela em encontro da Taça de Portugal – derrota por quatro bolas a três nas grandes penalidades. Sem perder há quatro jogos, destaque para a goleada aplicada à Académica, em Coimbra, por sete bolas a duas. No último fim-de-semana, o Estoril não jogou e essa situação poderá fazer com que a equipa alinhe com os habituais titulares.
O jovem Luis Freire (32 anos), ex-Mafra, é o treinador desta equipa do Estoril que por esta altura ocupa o quarto lugar da Ledman Liga Pro com 13 pontos conquistados em sete jogos e apresenta o ataque mais concretizador da prova: 20 golos marcados em sete partidas. Mesmo que retirássemos os sete golos apontados no duelo com a Académica, o Estoril apresentaria o segundo melhor registo em termos ofensivos, apenas superado pelo do Famalicão (13 golos). Roberto, avançado ex-Arouca, é o melhor marcador da equipa com cinco golos.
Onze provável: Igor Rodrigues. Oumar Diakhité, João Pedro, João Vigário, Gonçalo Santos, Filipe Soares, Wallyson Mallman, Sandro Lima, Aylton Boa Morte, Roberto
O Sporting quer voltar a estar na “final-four” da Taça da Liga e quer vencer este desafio para não deixar contas por mãos alheias.