Sporting – Feirense (Liga NOS)
Numa noite de frio, é de esperar um ambiente bem quente no Estádio de Alvalade, onde o Sporting regressa, em jogo de Liga NOS, depois de aqui ter perdido frente ao Braga. Aliás, depois dessa derrota, os leões também ficaram de fora da Taça da Liga, devido a uma derrota em Setúbal, que fez inflamar os ânimos para a equipa de arbitragem que considerou grande penalidade um lance bastante duvidoso no último minuto. Perante este ambiente, o Feirense chega com Nuno Manta Santos como técnico, agora oficial, e depois de resultados positivos frente ao Paços de Ferreira, na Liga, FC Porto e Belenenses, na Taça da Liga.
O momento do Sporting CP é uma espécie de tempestade perfeita numa espiral negativa. A equipa foi, no início do mês de dezembro, ao Estádio da Luz a poder jogar para ficar em primeiro lugar. Uns dias antes, perdeu a oportunidade de seguir na Liga Europa, fechando a passagem na Liga dos Campeões no último lugar. Nesse jogo perante o Benfica, a equipa leonina demonstrou ter todas as condições para vencer o jogo, mas esteve menos bem no capítulo da finalização e começou a subir o tom de queixas sobre a arbitragem. Desde então, o Sporting conseguiu seguir em frente na Taça de Portugal, mas perdeu em casa com o Braga, para a Liga, e com o Vitória de Setúbal, fora, para a Taça da Liga, ficando de fora desta prova. Para Jorge Jesus, a confrontar-se com a fadiga que alguns jogadores vêm revelando, tal como outros demonstram não ter o valor para ser considerados opção neste conjunto, é um tempo de arrumar ideias e repesar as suas escolhas. Frente ao Feirense, não estará no banco, devido a ter sido expulso na partida da Taça da Liga. Schelloto continua lesionado, sendo que Rui Patrício está em dúvida.
Onze Provável: Beto – Ricardo Esgaio, Coates, Rúben Semedo, Marvin – William, Adrien – Gelson Martins, Bruno César, Joel Campbell – Bas Dost.
O Feirense tem reagido muito bem à mudança no seu comando técnico, com Nuno Manta Santos a ter entrado como técnico interino e, entretanto, já confirmado como treinador principal da equipa de Vila da Feira. Depois de uma vitória frente ao Paços de Ferreira em jogo a contar para a Liga NOS, os dois resultados positivos alcançados na Taça da Liga confirmam que esta equipa fogaceira vive hoje mais próximo do máximo das suas potencialidades. O empate no Estádio do Dragão será, com certeza, o resultado que melhor expressará a esperança dos dirigentes do Feirense neste treinador, visto que a equipa fogaceira conseguiu travar as ideias ofensivas do Porto e apareceu, ao mesmo tempo, com perigo perto da baliza adversária, aproveitando uma situação em que a defensiva portista deu liberdade para que o Feirense chegasse ao golo. Posteriorimente, novo empate, no terreno do Belenenses, ajudou a fazer desta equipa um conjunto que tem princípios e qualidades para, longe de casa, poder sonhar com pontos em Alvalade.
Onze Provável: Vaná – Barge, Flávio, Luís Rocha, Vítor Bruno – Cris, Sérgio Semedo – Luís Machado, Fabinho, Etebo – Platiny.
As duas equipas não se cruzam deste a temporada de 2011/12 e o último encontro terminou com vitória do Sporting, em Alvalade, por 1-0. Aliás, em oito encontros entre os dois clubes, o Sporting venceu sempre, com o Feirense ainda a procurar a primeira oportunidade para conseguir um resultado positivo frente aos verde e brancos.
O Sporting é favorito, tendo que ultrapassar a pressão com que chega a esta partida, sendo que deverá reconhecer quais as fragilidades que também têm contado, e muito, para os maus resultados da equipa.