Sporting – Belenenses (Liga NOS)
Na próxima quarta-feira, em horário nobre, o relvado do Estádio José Alvalade, na cidade de Lisboa, vai receber o “derby” local, inserido na calendarização da jornada 28 da Liga NOS, entre as equipas do Sporting e do Belenenses. Os “leões” seguem bastante motivados para conseguir voltar a celebrar a conquista do título de campeão nacional que foge há praticamente duas décadas e tentarão voltar a ganhar depois do regresso aos triunfos, em Faro. Isto perante uma equipa azul bem organizada pelo treinador Petit, que promete vir a complicar as contas do favoritismo conferido pelas casas de apostas ao coletivo comandado por Rúben Amorim.
Análise Sporting
A equipa do Sporting tem feito uma campanha deslumbrante até ao momento nesta edição da Liga NOS, assente numa consistência digna de registo e que permitiu ao conjunto orientado pelo técnico Rúben Amorim chegar à marca das 27 jornadas sem qualquer derrota. No topo da tabela classificativa, o conjunto verde-e-branco segue com 69 pontos de registo, mais seis que o FC Porto e agora mais 12 que o Benfica. Em 27 partidas, os “leões” somaram 21 vitórias e seis empates, onde marcaram um total de 49 golos e sofreram em apenas 13 ocasiões.
Na última sexta-feira, num dos primeiros jogos da última jornada da Liga NOS, a equipa do Sporting reagiu aos dois empates consecutivos, na visita ao Moreirense (1-1, com golo sofrido ao cair do pano) e na receção ao Famalicão (1-1, com o resultado final definido ainda dentro da primeira meia hora de jogo). Em visita ao aflito Farense, a equipa de Amorim conseguiu chegar à vantagem a caminho do final da primeira parte, pelo inevitável Pedro Gonçalves, e acabou mesmo por ver esse golo valer ouro, ao garantir triunfo de 1-0 no final. Um jogo marcado também pela boa atuação do guarda-redes Adán, que segurou a margem mínima até final num jogo de sofrimento para o Sporting.
Onze provável: Adán – Inácio, Coates, Feddal – Porro, Palhinha, João Mário, Nuno Mendes – Tiago Tomás, Paulinho, Pedro Gonçalves
Análise Belenenses
A equipa do Belenenses tem conseguido fazer uma campanha bastante equilibrada na presente edição da Liga NOS, onde olha como grande prioridade para o objetivo da permanência entre a elite do futebol nacional em 2021/22. Por agora, o conjunto chefiado pelo técnico Petit queda-se pela 12.ª posição na tabela classificativa geral, com 30 pontos de registo, seis acima dos lugares de descida e a apenas um de distância do Tondela e do Gil Vicente. Em 27 partidas, os “azúis” somaram seis vitórias, 12 empates e nove derrotas, com 17 golos marcados e 24 golos sofridos.
Na jornada do passado fim-de-semana, a equipa do Belenenses voltou a pontuar, desta feita a somar mesmo os três pontos, na condição de visitada, contra a equipa do Marítimo (2-0), um dos rivais mais diretos na luta pela sobrevivência. Dessa forma, a equipa de Petit somou o segundo resultado positivo consecutivo, depois de somar um ponto na visita ao terreno do Braga (1-1), uma das deslocações mais difíceis no plano teórico do campeonato. Nas últimas cinco partidas, a equipa do Belenenses tem saldo de duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota (0-2 na receção ao Boavista), um indicador do bom momento de forma que vive antes da visita a Alvalade.
Onze provável: Kritciuk – Esgaio, Gonçalo Silva, Henrique, Ribeiro, Rúben Lima – Varela, Taira, Afonso Sousa, Miguel Cardoso – Cassierra
Dica de Prognóstico
Num “derby” historicamente bastante disputado, a previsão é a de um jogo dominado, claro está, pela equipa do Sporting, que deverá conseguir desfeitear a organização defensiva do Belenenses, mais tarde ou mais cedo. Por outro lado, a equipa de Petit vai a Alvalade motivada pela forma recente e depois de já ter provado que pode deixar de lado a postura demasiado defensiva, sendo capaz de, coletivamente, construir jogadas de perigo no ataque, o que poderá colocar em sentido a defesa leonina, que não tem estado em tão bom plano nas últimas partidas. Assim sendo, será uma aposta de valor, pela cotação de 2.20 na Solverde, o investimento no mercado de Ambas Equipas Marcam.