Sporting – Atalanta (Liga Europa)
O sorteio dos “oitavos” da Liga Europa 2023/24 ditou um reencontro entre Sporting e Atalanta, emblemas que já se tinham encontrado na fase de grupos da presente edição da competição. A primeira mão da eliminatória está agendada para esta quarta-feira (6), em Alvalade, sendo que o coletivo italiano foi o único capaz de vencer em território leonino até à data na atual temporada.
Análise Sporting
A “sorte” recolocou a Atalanta no caminho do Sporting nesta Liga Europa 2023/24, emblema italiano que, ao vencer o Grupo D, obrigou a formação leonina a defrontar o Young Boys (1-3, 1-1) no “play-off” da competição.
Desta feita, os comandados de Rúben Amorim querem escrever uma história diferente diante daquela que, até ver, foi a única equipa a vencer (1-2) em Alvalade nesta temporada 2023/24.
Olhando para os dois duelos entre Sporting e Atalanta na fase de grupos, diríamos que se verificou um desempenho em crescendo da equipa portuguesa: no primeiro jogo, disputado a 5 de outubro em Alvalade, o Sporting protagonizou aquela que foi provavelmente a pior primeira parte da temporada e recolheu aos balneários a perder por duas bolas a zero, conseguindo no entanto subir de produção no segundo tempo – ainda assim, insuficiente, já que o encontro terminou com uma derrota por duas bolas a uma. Já em Bérgamo, no final de novembro, o desempenho da equipa sportinguista foi bem melhor e o saldo final foi um empate a uma bola.
O Sporting conhece bem o adversário que vai ter e entrará em campo plenamente consciente daquilo que precisa de fazer em termos estratégicos para contrariar a Atalanta. Por outro lado, num momento em que o calendário “aperta”, Rúben Amorim poderá ser obrigado a proceder a algumas alterações, até porque a luta pelo título é tida como prioritária. De resto, este encontro com a Atalanta será o terceiro para o Sporting no espaço de menos de uma semana, sequência que começou com o duelo com o Benfica (2-1) a 29 de fevereiro e teve seguimento com a receção ao Farense (3-2) no domingo, dia 3 de março.
Adán, Gonçalo Inácio e Pote são baixas por estarem a contas com lesões.
Onze provável: Israel, Diomandé, Coates, Matheus Reis, Esgaio, Nuno Santos, Hjulmand, Bragança, Edwards, Trincão, Gyokeres
Análise Atalanta
A Atalanta de Gasperini regressa a Lisboa e ambiciona “repetir a dose” aplicada na última visita à capital portuguesa, uma vez que venceu em Alvalade por duas bolas a uma.
A equipa de Bérgamo vence o Grupo D com 14 pontos conquistados em 18 possíveis (12 golos marcados e quatro sofridos) e, dessa forma, evitou o desgaste associado à disputa do “play-off” de acesso aos “oitavos”.
Na Série A, a Atalanta vai lutando pelo acesso à Liga dos Campeões, mas chega a Lisboa na sequência de duas derrotas seguidas ante Inter (4-0) e Bologna (1-2), algo que ainda não tinha acontecido na presente época.
Habitualmente organizada em 1x5x2x2, a Atalanta é uma equipa intensa, fisicamente forte, agressiva nos duelos e versátil em termos táticos. O jovem Scalvini é o líder da linha mais recuada, importando destacar o papel de Teun Koopmeiners na manobra da equipa e a sagacidade do avançado De Ketelaere. O Sporting está bem ciente das ameaça que se prepara para enfrentar em tons de azul e negro, sendo certo que estamos perante uma das melhores formações na atual realidade do Calcio.
José Palomino é a única baixa na equipa da Atalanta.
Onze provável: Musso, Scalvini, Djimsiti, Kolasinac, Zappacosta, Ruggeri, Roon, Éderson, Koopmeiners, Lookman, Ketelaere
Dica de Prognóstico
O Sporting subirá ao relvado preparado para as dificuldades que a Atalanta criará e, mesmo considerando as alterações que se perspetivam na equipa, acreditamos que poderá alcançar um resultado melhor que aquele que alcançou na última vez em que mediu foras com esta equipa em Lisboa.
Casas de Apostas com os melhores Bónus