Sport Recife – Avaí (Brasileirão 2015)
Sport Recife e Avaí defrontam-se em duelo que abre a 30ª jornada do Brasileirão 2015. Na primeira volta, a partida entre estes dois emblemas terminou com uma igualdade a duas bolas. O Sport está em melhor posição à entrada para esta jornada e é favorito à conquista dos três pontos. Apresenta grande força a jogar na condição de visitado e procura regressar às vitórias após dois desaires consecutivos. O Avaí, por seu turno, também precisa urgentemente de pontuar por forma a conseguir afastar-se da linha d’água.
O Sport Recife chega a este compromisso diante do Avaí na sequência de duas derrotas consecutivas. Primeiramente frente aos argentinos do Huracán, para a Copa Sudamericana, e posteriormente diante do Internacional de Porto Alegre, em jogo respeitante à última jornada do Brasileirão. Ambos os encontros foram disputados fora de portas e é precisamente na condição de visitante que o “leão da ilha” sente maiores dificuldades. Em casa, o aproveitamento desta equipa na atual temporada é assombroso: Em 31 jogos – englobando todas as competições – o Sport Recife só consentiu um desaire. Foi diante do Flamengo, à 21ª jornada. Daí para, disputou mais três jogos relativos ao Brasileirão no seu estádio e só perdeu pontos frente ao Santos, numa igualdade a um. Bateu Fluminense (1-0) e Chapecoense (3-0).
Procedendo ao exercício anterior mas apenas com o Brasileirão como universo a considerar, saliente-se que o Sport já disputou 14 partidas. Conquistou nove vitórias, empatou por quatro vezes e apenas perdeu em uma ocasião, tal como já foi dito. Em termos de golos, o registo é igualmente positivo tanto do ponto de vista ofensivo (23 golos marcados) como defensivamente (oito tentos consentidos).
André, ex-Atlético Mineiro, tem sido o matador de serviço nesta equipa. Leva oito golos marcados no campeonato brasileiro, sendo que nenhum jogador do Sport tem melhor registo a esse nível.
Onze Provável: Danilo Fernandes – Ferrugem, Ferraz, Durval, Renê – Diego Souza, Rithely, Marlone – Leite, Régis, André.
Após três vitórias consecutivas diante de Góias (2-1), Figueirense (1-0) e São Paulo (2-1), o Avaí perdeu cinco pontos nos últimos dois jogos. Primeiro devido a uma derrota na deslocação ao reduto do Grémio (3-1) e, na semana passada, em função de um empate caseiro diante do Vasco da Gama (1-1). No confronto com um adversário direto como o “Vascão”, exigia-se mais ao Avaí sobretudo tendo em conta que jogava em casa.
A jogar fora de portas, o aproveitamento do Avaí é bastante modesto. Nos últimos dez jogos, esta equipa averbou oito derrotas, um empate e apenas uma vitória. Em 14 jogos inseridos no Brasileirão disputados fora de portas, ficou em branco em sete ocasiões. A jogar enquanto visitante, o Avaí tem uma média de quase dois golos sofridos por jogo: 44 golos averbados em 24 jogos.
À entrada para esta partida, o Avaí é 15º classificado com 33 pontos. Está apenas dois acima da linha d’água e a respetiva situação está, portanto, longe do ideal. Curiosamente, tal como sucede no Sport, o goleador máximo desta equipa também responde pelo nome de André. Lima de apelido e com exatamente o mesmo número de golos marcados no Brasileirão: Oito.
Onze Provável: Vagner – Nino Paraíba, António Carlos, Émerson, Romário – Eduardo, Tinga, Marquinhos – Camacho, Rómulo, André Lima
O Sport Recife já provou que é uma equipa extremamente poderosa a jogar em casa. Entra na condição de favorito à conquista da vitória neste compromisso diante do Avaí, equipa que se encontra alguns lugares abaixo na pauta classificativa. Decidido em responder às duas últimas derrotas averbadas de forma consecutiva, é expectável que o “leão da ilha” consiga assegurar os três pontos.
Avaí | 2-2 | Sport | Brasileirão 2015 |
Avaí | 1-0 | Sport | Série B 2013 |