Eslovénia – Cazaquistão (Euro 2024)
Na próxima segunda-feira ao início da noite, as seleções nacionais da Eslovénia e do Cazaquistão vão defrontar-se no relvado do Stadion Stozice, em Ljubljana, por força da realização da 10.ª jornada do Grupo H da fase de apuramento para o Campeonato da Europa do próximo verão. A equipa comandada pelo selecionador nacional Matjaz Kek precisa apenas de um ponto para confirmar o esperado apuramento para o Europeu, tendo aqui grande pressão sob os ombros, depois de ter averbado apenas a segunda derrota em nove jogos. Pela frente, estará o coletivo liderado por Magomed Adiev, para o qual as contas são bastantes simples de se fazer: os cazaques ganham e apuram-se ou perdem/empatam e estão fora da corrida.
Análise Eslovénia
A seleção nacional da Eslovénia tem surpreendido por via de um trajeto bastante positivo e até ligeiramente acima das expectativas neste apuramento, chegando à última jornada a ocupar o 2.º lugar do quadro classificativo do Grupo H, com 19 pontos de registo, um acima do Cazaquistão, a três de distância da liderança da já apurada Dinamarca. Em nove partidas, o registo total da equipa orientada por Matjaz Kek foi de seis vitórias, um empate e duas derrotas, com 18 golos marcados e oito golos sofridos.
Depois de somar cinco jogos consecutivos sem perder, tendo vencido mesmo em quatro das cinco ocasiões, a Seleção Eslovena atravessa um mau momento de forma, visto que voltou a perder. Na passada sexta-feira, o coletivo de Kek poderia ter fechado automaticamente a qualificação, mas foi incapaz de pontuar sequer na visita ao terreno da Dinamarca, com quem perdeu fora, por 1-2. Dessa forma, a Eslovénia quebrou série de quatro vitórias seguidas, a última das quais no terreno da Irlanda do Norte, por 1-0.
Onze provável: Oblak; Karnicnik, Blazic, Bijol, Janza; Verbic, Gnezda Cerin, Elsnik, Mlakar; Vipotnik, Sesko
Análise Cazaquistão
A seleção nacional do Cazaquistão tem feito um trajeto acima do esperado e chega de moral em alta a esta última jornada, pela possibilidade de se apurar, estando a depender só de si para chegar à fase final do Euro 2024. Neste momento, o conjunto de Magomed Adiev segue no 3.º lugar da tabela, com 18 pontos, três acima da Finlândia e um atrás do próximo adversário Eslovénia. Em nove jogos, o registo total dos cazaques inclui seis vitórias, zero empates, três derrotas, com 15 golos marcados e 10 golos sofridos.
Com três vitórias nas últimas quatro partidas realizadas, o Cazaquistão atravessa um bom momento de forma, até porque cimentou os índices de confiança e moral com o recente mini ciclo de dois triunfos seguidos. Após perder, em outubro passado, com a Dinamarca (1-3), fora, a equipa de Adiev deu uma excelente resposta, ao trazer os três pontos de forma surpreendente da deslocação à Finlândia (2-1). Na última quinta-feira, a turma de Adiev voltou aos jogos perante o seu público e cumpriu as expectativas, ao vencer São Marino, por 3-1, com mais alguma dificuldade do que se previa, dadas as diferenças entre as equipas.
Onze provável: Shatskiy; Kairov, Bystrov, Marochkin, Alip, Vorogovskiy; Beysebekov, Zuev, Chesnokov; Aymbetov, Samorodov
Dica de Prognóstico
Grande “final” em perspetiva, num confronto direto entre os dois grandes rivais deste grupo na luta pelo acesso ao Euro 2024, com a Eslovénia a precisar apenas de um empate e, previsivelmente, a favorecer um ritmo de jogo mais baixo, a priorizar a organização tático-defensiva. Ainda assim, em casa e a poder ficar eliminada em caso de derrota, a turma de Kek promete querer ter algum protagonismo, mesmo que a espaços, contra um Cazaquistão forçado a correr alguns riscos porque precisa de vencer. Como tal, o melhor investimento recairá no mercado de Ambas Equipas Marcam, cotado a 2.05 na Solverde.
Casas de Apostas com os melhores Bónus