Sevilha – Mallorca (La Liga)
A antepenúltima jornada da La Liga 2019/20 dita um duelo entre Sevilha e Mallorca no Sánchez Pizjuán. Os donos da casa querem confirmar o acesso matemático à Liga dos Campeões da próxima temporada, ao passo que o Mallorca ainda tem esperanças no que diz respeito à manutenção entre a elite.
Análise Sevilha
A equipa do Sevilha tem o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada praticamente assegurado, dado que ocupa o quarto posto da tabela classificativa com 63 pontos – em igualdade com o terceiro colocado Atlético de Madrid – e seis de vantagem em relação ao Villarreal (5º), isto numa altura em que faltam disputar apenas nove pontos. A situação é amplamente favorável ao conjunto andaluz que aguarda apenas a confirmação matemática relativa ao acesso e aspira ainda a terminar no terceiro posto da tabela.
O conjunto liderado pelo catalão Julen Lopetegui é um dos poucos que ainda não conheceu o sabor da derrota desde que a ação foi retomada em Espanha. Uma vez cumpridos oito desafios, o Sevilha soma quatro vitórias e quatro igualdades, sendo que somou os últimos três encontros por triunfos, tendo levado a melhor diante de Leganés (0-3), Eibar (1-0) e Atlhletic (1-2). Na visita ao San Mamés, o Sevilha viu a equipa local adiantar-se antes da meia hora e deu a volta ao placard já no segundo tempo, num espaço de cinco minutos, com golos da autoria de Banega e El-Haddadi em mais uma demonstração de força nesta reta final. Lopetegui tem mérito na forma como tem gerido a equipa e a formação sob sua tutela prepara-se agora para cumprir o terceiro desafio num espaço de apenas seis dias.
O Sevilha marcou em sete dos oito jogos que disputou desde a retoma, exceção feita ao empate sem golos na receção ao Barcelona.
Onze provável: Bono, Navas, Koundé, Diego Carlos, Reguilón, Gudelj, Banega, Jordán, Ocampos, Suso, En-Nesyri
Análise Mallorca
O Mallorca ainda tem esperanças no que diz respeito à continuidade no escalão máximo do futebol espanhol, dado que segue três pontos abaixo da linha de perigo numa altura em que faltam disputar nove. Dos três desafios que faltam, esta visita a Sevilha corresponde ao duelo mais exigente para o Mallorca que, não obstante, terá que tentar levar a melhor para poder dar um passo firme rumo à manutenção. Desde que a ação foi retomada em Espanha, o Mallorca conquistou duas vitórias, empatou uma partida e perdeu cinco. Os dois triunfos que permitiram dar alento à equipa nesta luta pela manutenção aconteceram em dois dos últimos três compromissos em que a equipa esteve envolvida, nomeadamente nos embates caseiros com Celta de Vigo (5-1) e Levante (2-0). Netsa visita ao Sánchez Pizjuán, os insulares vão tentar contrariar o histórico recente negativo no que a desempenhos a atuar fora de portas diz respeito, uma vez que ainda não conseguiu vencer nenhum encontro desde que a bola voltou a rolar nos relvados espanhóis – sublinhe-se, no entanto, a exigência dos confrontos discutidos longe do Iberostar, nomeadamente frente a Villarreal (1-0), Real Madrid (2-0), Athletic (3-1) e Atlético de Madrid (3-0). Frente a uma equipa que está num pedestal acima em termos qualitativos, tanto a nível coletivo quanto individual, o Mallorca não vai ter tarefa fácil para alcançar algo de positivo. O triunfo mais recente, frente ao Levante (2-0), correspondeu à primeira vez que o Mallorca manteve a sua baliza inviolável neste período.
Onze provável: Reina, Gámez, Raíllo, Valjent, Baba, Sevilla, Rodríguez, Kubo, Budimir, Cucho, Pozo
Dica de Prognóstico
O Sevilha atravessa uma boa fase e tudo nos leva a crer que levará a melhor neste desafio. O Mallorca precisa de pontuar mas não se deverá prestar a grandes conservadorismos nesta visita à Andaluzia, até porque não tem sido essa a sua identidade.