Sevilla – Leganés (Taça do Rei)
Após uma pesada derrota em casa do Eibar, o Sevilla regressa ao Estádio Ramón Sánchez Pizjuán onde espera responder de forma positiva neste confronto contra o Leganés, para a 2ª mão das meias-finais da Taça do Rei. O Sevilla empatou por 1-1 na 1ª mão em casa deste seu adversário, mas chega aqui na ressaca de uma pesadíssima goleada em casa do Eibar, para o campeonato espanhol. Já o Leganés chega aqui após novo empate, desta vez em casa do Getafe, mas não perdeu nenhum dos últimos cinco encontros consecutivos em todas as competições.
O Sevilla chega aqui após eliminar o Cartagena, o Cádiz e o poderoso Atlético de Madrid nas eliminatórias anteriores. Os Sevillistas já venceram a Taça do Rei por 5 vezes na sua história, com a última delas a ser em 2009/10, sendo esta a 3ª meia-final que alcançam desde então, e tendo ainda alcançado a final de 2015/16, onde acabaram derrotados às mãos do Barcelona. A turma da Andaluzia chega aqui com uma ligeira vantagem após ter empatado por 1-1 na 1ª mão, mas o facto de não ter vencido nenhum dos últimos 3 jogos consecutivos, e tendo mesmo sido goleado no fim-de-semana em casa do Eibar, por 5-1, deixou já várias dúvidas no ar quanto ao trabalho de Vincenzo Montella aos comandos dos Rojiblancos.
Nos 13 jogos que disputou em casa esta temporada, em competições nacionais, o Sevilla venceu 9 e perdeu apenas 1, com um total de 26 golos marcados e 11 concedidos. Ainda assim, ultimamente a sua forma caseira não tem sido a melhor, já que a equipa venceu apenas 2 dos últimos 5 encontros, perdendo um deles, com um total de 9 golos marcados e 8 golos sofridos. Nestes 13 embates, a equipa ficou apenas uma vez em branco no marcador, tendo conseguido manter a sua baliza invicta em 6 ocasiões, algo que não se repetiu em nenhum dos últimos 4 jogos. A equipa atravessa um momento irregular e o técnico italiano precisa de mostrar o seu valor.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sevilla apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-3 em terreno do Espanyol. Seguiu-se uma vitória por 3-1 na recepção ao Atlético de Madrid, para a Taça do Rei, um empate por 1-1 na recepção ao Getafe, um empate por 1-1 em terreno do Leganés, para a Taça do Rei, e na última jornada, uma derrota por 5-1 em terreno do Eibar. Daniel Carriço, lesionado, é baixa confirmada.
Onze Provável: Rico – Layún, Mercado, Lenglet e Escudero – Banega e N’Zonzi – Sarabia, Vázquez e Correa – Muriel.
O Leganés, por sua vez, chega aqui depois de eliminar o Valladolid, Villarreal e o poderoso Real Madrid nas etapas anteriores. A equipa já está a fazer história, até porque nunca antes tinha conseguido ir tão longe na Taça do Rei, mas não conseguiu tirar o máximo de proveito da motivação após ter eliminado o Real Madrid, tendo-se deixado empatar por 1-1 em casa na 1ª mão desta etapa, dificultando-lhe assim a tarefa de avançar na prova. Os Pepineros não apresentam um registo propriamente positivo quando actuam fora de portas, tendo vencido 5 em 15 jogos em competições nacionais, perdendo 7 deles.
O pior mesmo é que o Leganés soma apenas uma vitória nos últimos 10 jogos consecutivos fora de portas, ainda que esteja invicto nas últimas 3 deslocações. A equipa ficou 6 vezes em branco no marcador nestas deslocações, e mantiveram a sua baliza invicta em 5 ocasiões. A equipa apresenta dos ataques mais ineficazes do campeonato, mas ao mesmo tempo conta também com uma das defesas menos batidas da La Liga. Em ligeira desvantagem na eliminatória, a turma comandada por Asier Garitano precisa de procurar o golo de modo a aumentar as suas hipóteses de seguir em frente.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Leganés apresenta um histórico de 2 vitórias e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 em terreno do Alavés. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno do Real Madrid, para a Taça do Rei, uma vitória por 3-2 na recepção ao Espanyol, um empate por 1-1 na recepção ao Sevilla, para a Taça do Rei, e na última jornada, um empate por 0-0 em terreno do Getafe. Dos Santos e Szymanowski estão de fora, ambos lesionados.
Onze Provável: Champagne – Zaldua, Bustinza, Mantovani e García – Pérez e Gumbau – Eraso, Pires e Amrabat – Guerrero.
O Sevilla venceu 2 dos 4 confrontos directos disputados nos últimos 17 anos, empatando os 2 restantes.
Leganés | 1-1 | Sevilla |
Copa Rey 17/18
|
Sevilla | 2-1 | Leganés |
Liga Espanhola 17/18
|
Sevilla | 1-1 | Leganés |
Liga Espanhola 16/17
|
Leganés | 2-3 | Sevilla |
Liga Espanhola 16/17
|
Após conceder um golo em casa, é o Leganés quem precisa de assumir o jogo e procurar colocar-se em vantagem na eliminatória, ainda que não seja de esperar um Sevilla defensivo, com Montella a procurar dar uma resposta positiva após a goleada sofrida no fim-de-semana. Espera-se uma partida mexida e com várias oportunidades de golo.