Sérvia – Eslovénia (Europeu de Futsal 2016)
Tal como dita a tradição, a Sérvia, seleção da casa, participa no encontro que inaugura o Europeu de Futsal 2016. A Arena Belgrado acolhe o compromisso entre os locais e a congénere da Eslovénia, agendado para as 17:30h desta terça-feira. As duas equipas integram o grupo A, onde também está a seleção portuguesa.
O objetivo mínimo da seleção da casa passa por garantir o apuramento para os quartos-de-final do europeu, tal como admitiu o treinador Aca Kovacevic em entrevista ao site oficial da “UEFA”. Para cumprir com essa meta, vencer o primeiro encontro é fulcral, tendo em conta o contexto em que a seleção da Sérvia se insere. A competição é composta por quatro grupos de três equipas. As duas primeiras qualificadas de cada agrupamento garantem o acesso à fase seguinte da competição. A seleção portuguesa é a principal candidata a conquistar o acesso aos quartos-de-final na “pole”. No plano teórico está vários furos acima das outras duas seleções que integram o grupo A. Assim sendo, para não ficar dependente do resultado do jogo com a equipa portuguesa, a Sérvia tem todo o interesse em levar a melhor sobre a equipa eslovena nesta ronda inaugural.
Em termos de jogo, podemos esperar desta Sérvia uma equipa agressiva e tacticamente bem trabalhada por Kovacevic, que é um dos principais rostos do futsal dos Balcãs. Rajcevic, Peric e Kocic são os principais responsáveis por “perfumar” o jogo sérvio. Nota também para a qualidade do guarda-redes Miodrag Aksentijević.
Cinco Provável: Miodrag Aksentijević, Milos Simic, Marko Peric, Jovanovic, Rajcevic
A seleção da Eslovénia começa a tornar-se uma presença habitual em fases finais de competições do “Velho Continente”, dado que esta será a quarta presença consecutiva num Europeu. A participação na próxima edição está assegurada, uma vez que a Eslovénia será o país anfitrião, algo que marcará mais uma jornada de afirmação para a modalidade no país.
No Europeu de Antuérpia, em 2014, a Eslovénia conseguiu figurar entre os oito finalistas. O facto de ter vencido a Itália na ronda inaugural, seleção que se viria a sagrar campeã da Europa, foi um valente impulso ao sucesso da campanha eslovena. Nos quartos-de-final, não houve capacidade para fazer frente à poderosa seleção espanhola, que levou a melhor por quatro bolas a zero. Mais recentemente, na “main round” de qualificação para o torneio, os eslovenos levaram a melhor sobre Noruega (4-0), França (11-2) e República Checa (3-1). Destaque para o goleador Osredkar, que apontou cinco golos nessa fase.
Cinco Provável: Alen Mordej, Osredkar, Rok Mordej, Vrhovec, Fetic
Sérvia e Eslovénia defrontaram-se em duplo compromisso de cariz amigável, em Setembro do último ano. Na altura, o saldo terminou favorável à seleção que acolhe a fase final deste Europeu, uma vez que venceu o primeiro encontro por 5-4. No segundo, registou-se um empate a dois golos. Os compromissos recentes refletem o equilíbrio que se verifica entre estas duas nações outrora unidas. Uma vez que joga com o fator casa a seu favor, a Sérvia parte como favorita à conquista dos três pontos nesta jornada inaugural. A maior parte da responsabilidade recai sobre a equipa da casa, no entanto, a Eslovénia quer voltar a surpreender na ronda inaugural de um campeonato da Europa e dar continuidade à sua emancipação.