Braga – Vitória SC (Liga NOS)
Esta terça-feira, a 22.ª jornada da Liga NOS encerra com aquele que será um dos seus pontos mais altos, quando as equipas do Sporting de Braga e do Vitória Sport Clube medirem forças no Estádio Municipal de Braga e protagonizarem mais uma edição do grande “derby” da região do Minho. O conjunto chefiado pelo técnico Carlos Carvalhal já perdeu, de forma provisória, o estatuto de vice-líder, depois de ter assistido ao triunfo do FC Porto nesta jornada. A precisar de ganhar para recuperar o 2.º lugar, o coletivo bracarense defrontará o grupo orientado por João Henriques, que recuperou algum moral na última jornada, mas que precisa de manter a toada vitoriosa para se manter firme na pressão na luta pelo 5.º lugar, que para já pertence – e com algum conforto, de seis pontos – ao Paços de Ferreira.
Análise Braga
A equipa do Braga tem feito uma excelente campanha a todos os níveis na presente temporada, com destaque, claro está, para a presença nas finais das duas taças nacionais (na Taça da Liga, perdeu frente ao Sporting; na Taça de Portugal, tem encontro agendado frente ao Benfica). Na Liga NOS, a equipa comandada por Carlos Carvalhal surge no 3.º lugar da tabela classificativa, ainda que de forma provisória, uma vez que tem 46 pontos de registo, menos dois que o FC Porto, que já jogou nesta ronda e ganhou. Em 21 partidas, os “guerreiros” somam ao todo 15 vitórias, apenas um empate e cinco derrotas, além de 39 golos marcados e 21 golos sofridos.
Dificilmente a equipa do Braga poderia chegar com os níveis de motivação mais elevados do que acontece nesta altura a este “derby” do Minho. É que, na última vez que competiu, na passada quarta-feira, a equipa bracarense superou todas as expectativas e venceu o FC Porto, por 3-2, em pleno Estádio do Dragão, confirmando a qualificação para a final da Taça de Portugal, depois do empate desvantajoso (de 1-1, em casa) na primeira mão da meia final. Esse foi, de resto, o segundo triunfo consecutivo, depois da vitória ao Nacional (2-1), na Liga, onde vem de três vitórias seguidas.
Onze provável: Matheus – Silva, Tormena, Sequeira – Esgaio, Musrati, Fransérgio, Galeno – Piazón, Ruiz, Horta
Análise Vitória SC
A equipa do Vitória Sport Clube tem feito um trajeto relativamente equilibrado para as suas ambições do apuramento europeu, numa fase em que está fora da zona de qualificação para as provas da UEFA, ainda que possa vir a carimbar o passaporte por via do 6.º lugar, caso Benfica e Braga (finalistas da Taça de Portugal) carimbem um lugar no top-5. No momento, o grupo orientado por João Henriques está na 6.ª posição do quadro classificativo, com 35 pontos, a seis do Paços de Ferreira, que tem mais um jogo. Em 21 partidas, os vimaranenses somaram 10 vitórias, cinco empates e seis derrotas, com 27 golos marcados e 22 golos sofridos.
Na última jornada do campeonato, o Vitória de Guimarães conseguiu voltar às vitórias, ao rubricar um triunfo, de 2-1, com direito a reviravolta, na receção à equipa do Boavista. Antes, os “conquistadores” vinham de uma sequência de cinco jogos consecutivos sem ganhar, onde somaram três empates (0-0 com o Benfica, fora, 1-1 com o Belenenses, fora, e 2-2 com o Farense, em casa) e ainda duas derrotas difíceis de digerir (1-3 com o Rio Ave, em casa, e 1-2 com o Paços de Ferreira, fora).
Onze provável: Varela – Ouattara, Mumin, Fernandes, Mensah – André, Pepelu, Almeida – Rochinha, Estupiñán, Edwards
Dica de Prognóstico
Num embate que encerra uma histórica e enorme rivalidade entre duas equipas que procuram assumir-se como o foco principal da mesma região, a perspetiva é a de um jogo disputado com altos níveis de intensidade competitiva, à imagem do que sucede sempre que “guerreiros” e “conquistadores” se defrontam. No cenário atual da Liga, o Braga precisa de vencer para recuperar o posto de vice-liderança e manter a vantagem sobre o Benfica, ao passo que o Vitória também necessita de somar os três pontos, para manter firme a pressão ao Paços de Ferreira na luta pelo apuramento para as competições europeias da próxima época. Pela qualidade que as duas equipas têm vindo a demonstrar na sua organização de jogo ofensivo, é provável que os dois ataques consigam criar problemas a ambos os sistemas defensivos, até porque tanto os bracarenses, como os vimaranenses, não gozam de grande consistência atrás. Neste sentido, haverá muito valor no investimento no mercado de Ambas Equipas Marcam, pela cotação de 2.00 oferecida para o cenário pela casa de apostas Bet.pt.