Braga – Aves (Liga NOS)
Numa partida referente à realização da 30.ª jornada da Liga NOS, o Sporting Braga recebe a visita, no próximo sábado à noite, do Desportivo das Aves, num jogo a ter lugar no Estádio Municipal de Braga, no Minho, à porta fechada. A equipa dos “guerreiros” vai cumprir o primeiro jogo após a saída de Custódio Castro do comando técnico, estando agora sob a direção de Artur Jorge (ex-treinador dos juniores do clube) até final da temporada. Pela frente, estará um Aves que viu a confirmação matemática da sua despromoção após a última jornada e que, até à conclusão do campeonato, só atuará para cumprir calendário.
Análise Braga
A equipa do Braga chega a esta jornada na 4.ª posição da tabela classificativa, com registo de 50 pontos, que já representam um atraso de cinco para o Sporting (3.º). Com o terceiro posto mais longe, os minhotos esperam, no mínimo, segurar a 4.ª posição, onde já só têm vantagem de três pontos em relação ao Rio Ave. Em 29 jornadas, os “guerreiros” somam um total de 15 vitórias, cinco empates e nove derrotas, com 49 golos marcados e 36 sofridos. A meio desta semana, o clube comunicou o pedido de demissão por parte de Custódio, que cumpriu seis jogos ao serviço da equipa principal. Para o seu lugar, ascendeu Artur Jorge, proveniente da equipa de juniores do Braga.
Na última jornada, a gota de água no percurso de Custódio à frente da equipa foi a derrota, por 4-3, na visita ao terreno do Rio Ave. Um jogo onde o Braga conseguiu meter-se a ganhar por 0-2, ao fim de 26 minutos, porém chegaria ao intervalo a perder, por 3-2, fruto de um adormecimento preocupante na parte final do primeiro tempo. Na segunda parte, o golo do empate aos 80’ não serviu para segurar um ponto, visto que, na compensação, o Rio Ave chegaria, de “penalty”, à vitória. Foi a terceira derrota em cinco jogos realizados após o regresso da Liga.
Onze provável: Matheus – Diogo Viana, David Carmo, Bruno Viana, Pedro Amador – Trincão, Fransérgio, André Horta, Galeno – Paulinho, Ricardo Horta
Análise Aves
A equipa do Aves chega a esta 30.ª jornada já despromovida ao segundo escalão na próxima época. Há longos meses na 18.ª e última posição da tabela classificativa, a formação atualmente orientada pelo técnico Nuno Manta Santos vai a jogo a uma distância de 16 pontos da zona de manutenção e a 13 do Portimonense (17.º). Em 29 jornadas, o fraco registo do Aves fixa-se num total de apenas quatro vitórias, dois empates e 23 derrotas, com 23 golos marcados e 55 sofridos.
Na última segunda-feira, a equipa do Aves somou a 10.ª partida consecutiva sem conhecer o sabor da vitória, ao perder, por 0-1, na receção ao Moreirense. Nesses 10 jogos, a turma avense só conseguiu somar dois pontos, curiosamente contra dois dos atuais primeiros seis classificados (Famalicão e FC Porto). Desde que o campeonato voltou ao ativo, o Aves tem registo de um empate e quatro derrotas, sendo que não marca um único golo há seis jogos consecutivos, numa série que se arrasta à ultima partida realizada antes da paragem do campeonato, em Alvalade, contra o Sporting.
Onze provável: Fábio – Jaílson, Bruno Morais, Diakhité, Afonso Figueiredo – Estrela, Tshibola – Macedo, Ruben Oliveira, Boateng – Marius Mouandilmadji
Dica de Prognóstico
Apesar de, possivelmente, o facto de o Aves já estar despromovido poder vir a não ter um grande peso – visto que muitos dos seus jogadores quererão utilizar estas últimas partidas para poder ter a oportunidade de brilhar e arranjar uma solução diferente para as respetivas carreiras na próxima época –, a verdade é que, coletivamente, este conjunto de Nuno Manta Santos tem deixado a desejar nas últimas partidas, com falhas sucessivas ao nível ofensivo e com deficiências defensivas que lhe impedem de ter sucesso. Perante um Braga que mudou recentemente de treinador, naquela que será a estreia de Artur Jorge, prevê-se um jogo onde os bracarenses queiram dar uma resposta positiva à má série de resultados, até porque precisam vencer para segurar um lugar de apuramento para a Liga Europa até final do campeonato. Pelo elevado número de oportunidades que os minhotos deverão conseguir criar para marcar, será uma boa opção o Handicap/DV (-1) do Braga, cotado a 1.55 na Bet.pt.