São Paulo – Fortaleza (Brasileirão Série A)
Contrariamente ao que estava inicialmente previsto, o São Paulo vai estrear-se a jogar no Morumbi neste Brasileirão 2020, uma vez que o respetivo compromisso na ronda inaugural foi adiado. O Fortaleza, emblema que se estreou na competição com uma derrota, ambiciona dar melhor réplica nesta partida.
Análise São Paulo
A equipa do São Paulo viu o seu primeiro encontro nesta edição do Brasileirão 2020 adiado à última da hora. Um surto de COVID-19 assolou o plantel do Goiás, adversário da equipa Paulista na primeira jornada, impedindo a realização do encontro. Os Paulistas viram-se obrigados a “regressar à base” sem jogar mas não pouparam críticas ao silêncio da CBF ao longo do dia, entidade que só tomou uma decisão relativa ao adiamento pouco tempo antes da hora prevista para o início do jogo.
O foco centra-se agora no encontro que se segue, frente à formação do Fortaleza. Numa altura em que a pressão sobre a equipa é cada vez maior e a contestação à liderança de Fernando Diniz considerável (desde a eliminação do Paulistão às mãos do Mirassol), o São Paulo tem aqui uma oportunidade de ouro para acalmar a situação, dado que se prepara para jogar em casa frente a um adversário teoricamente inferior tanto em termos individuais quanto coletivos. A expectativa é a de que os Paulistas assumam o rumo dos acontecimentos e tenham mais bola durante praticamente toda a partida, até porque a estratégia do Fortaleza passará por baixar as linhas, aproximá-las e explorar essencialmente em transição. Boa parte do plano elaborado para o encontro com o Goiás deverá manter-se, nomeadamente o onze escolhido.
Walce, Jonas Toró e Hernanes estão lesionados e não vão a jogo.
Onze provável: Volpi, Juanfran, Bruno Alves, Arboleda, Reinaldo, Dani Alves, Lizeiro, Tchê Tchê, Bueno, Gomes, Pablo
Análise Fortaleza
Rogério Ceni, técnico do Fortaleza, regressa uma casa que conhece tão bem quanto as palmas das suas mãos. O guarda-redes que fez história ao serviço do emblema “Tricolor” regressa ao Morumbi ao leme do Fortaleza, conjunto que orienta pela segunda temporada consecutiva. A fase que a equipa atravessa está longe de ser a melhor. Após a queda nas meias-finais da Copa do Nordeste, o Fortaleza não deu o melhor sinal de si em dia de estreia no Brasileirão 2020 e perdeu por duas bolas a zero na receção a um Atlético Paranaense que ainda por cima foi a jogo bastante desfalcado. O resultado foi negativo e nada de positivo há a dizer da exibição do Fortaleza, pelo que a necessidade de dar uma resposta no Morumbi é imensa.
A estratégia para este encontro passará por baixar o bloco, aproximar as linhas e encurtar os espaços aos dianteiros da equipa do São Paulo, procurando chegar-se à frente através de saídas rápidas para o ataque. O Fortaleza deverá apresentar-se no seu habitual 1x4x2x3x1 com Romarinho no apoio a Wellington Paulista e as alas aos cuidados de David e Osvaldo. Felipe e Juninho funcionarão como duplo pivot a meio-campo.
Juan Quintero é a única baixa na equipa visitante, devido a lesão.
Onze provável: Alves, Tinga, Jackson, Paulão, Melo, Juninho, Felipe, David, Osvaldo, Romarinho, Paulista
Dica de Prognóstico
As odds apontam o São Paulo como claro favorito à vitória neste desafio. A equipa orientada por Fernando Diniz precisa de responder aos insucessos recentes e encontra uma equipa que está longe de atravessar um bom momento.