Santa Clara – Olimpija Ljubljana (Liga Europa)
O Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, acolhe a primeira mão da eliminatória entre Santa Clara e Olimpija Ljubljana. Em causa está o acesso ao “play-off” da UEFA Conference League 2021/22.
Análise Santa Clara
A primeira participação europeia da história começou de feição para o Santa Clara. O conjunto açoriano não sentiu dificuldades para confirmar o favoritismo que ostentava à entrada para o duplo confronto com os macedónios do Shkupi e venceu tanto em Skopje (0-3) quanto em São Miguel (2-0). Agora, o Olimpija promete criar mais dificuldades à equipa açoriana, mas os comandados de Daniel Ramos aparentam ter todas as condições para lutar por um lugar no derradeiro “play-off”.
A confiança impera no seio do conjunto açoriano que, depois de vencer os dois confrontos com o Shkupi, ainda foi ao São Luís assegurar o apuramento para a fase de grupos da Taça da Liga. O embate com o Farense chegou ao fim dos 90 minutos com uma igualdade sem golos no marcador e, na decisão através de grandes penalidades, os açorianos levaram a melhor por três tentos sem resposta. O calendário é apertado e o Santa Clara terá que “fazer escala” no centro do país antes da visita à Eslovénia, uma vez que vai medir forças com o Tondela na ronda inaugural da Liga Bwin 2021/22.
O Santa Clara deixou boas indicações nos duelos com o Shkupi, apresenta um plantel maioritariamente composto por jogadores que na época passada já estavam na linha e esse é um fator importante nesta fase da temporada. Os açorianos têm motivos para encarar esta eliminatória com otimismo e querem iniciar o seu trajeto com um bom resultado já nesta primeira mão, a atuar em casa.
Onze provável: Marco Pereira, Pierre Sagna, Mikel Villanueva, João Afonso, Mansur, Nené, Morita, Lincoln, Rui Costa, Jean Patric, Carlos Júnior
Análise Olimpija
Terceiro colocado da última edição do campeonato esloveno, o Olimpija Ljubljana assegurou o direito e estar na primeira pré-eliminatória desta UEFA Conference League. O sorteio ditou um duelo com a equipa maltesa do Birkirkara e a realidade é que o Olimpija passou por mais dificuldades do que se perspetivava. Depois de ter vencido em Ljubljana por uma bola a zero, cortesia de um tento da autoria de Mustafa Nukic, o Olimpija teve que sofrer para carimbar o acesso na visita ao Centenary Stadium, em Ta’Qali. Diego Silva deu vantagem ao conjunto local aos 27 minutos, o resultado não sofreu alterações até ao final do prolongamento e a eliminatória teve que se decidir nas grandes penalidades. Aí, o Olimpija foi mais eficaz e triunfou por cinco bolas a quatro, assegurando um lugar nesta etapa da fase preliminar.
Além dos dois duelos europeus, o Olimpija já entrou em campo outras tantas para o seu campeonato doméstico. A estreia na Prva Liga Telemach (Campeonato Esloveno) culminou com uma igualdade a uma boa, ao passo que o duelo com o Maribor, disputado no útimo domingo (1), se saldou num triunfo frente ao Maribor.
O avançado Aldair Baldé, natural de Amarante e com passagens por Penafiel, Olhanese, Gil Vicente e União da Madeira foi contratado esta temporada e totalista nos encontros disputados até então. Baldé deverá voltar a ser aposta de Savo Milosevic, treinador que nas últimas duas épocas tinha estado ao serviço do Partizan.
Onze provável: Nejc Vidmar, Eric Boakye, Antonio Delamea, Uros Korun, Erik Gliha, Nik Kapun, Svit Seslar, Tomislav Tomic, Mustafa, Nukic, Sava Petrov, Aldair Djaló
Dica de Prognóstico
O Santa Clara ambiciona conquistar vantagem nesta primeira mão e, no plano teórico, é superior a este Olimpija. Ainda assim, os açorianos terão mais dificuldades que no duplo confronto da ronda anterior com o Shkupi.