Santa Clara – Benfica (Liga Bwin)
O Benfica, atual líder da pauta classificativa, viaja até aos Açores para medir forças com o Santa Clara na jornada 17 da Liga Bwin 2022/23. Os donos da casa, em posição pouco confortável, querem complicar a vida aos “encarnados”.
Análise Santa Clara
A época não está a correr nada bem ao Santa Clara. Concluídas que estão 16 jornadas, o representante açoriano entre a elite do futebol nacional ocupa o 16º e antepenúltimo lugar da Liga Bwin: se a competição terminasse agora, teria que disputar um “play-off” com o terceiro colocado do segundo escalão para tentar assegurar a permanência.
Os maus resultados precipitaram a saída de Mário Silva, técnico que deu lugar a um “velho conhecido” do escalão máximo do futebol português: Jorge Simão. Recém-chegado ao clube, Jorge Simão orientou a equipa pela primeira vez na visita ao Algarve para medir forças com o Portimonense e o saldo final foi um empate sem golos, encontro em que, mais do que correr riscos para ganhar, o Santa Clara tentou menoriza-los para tentar evitar a derrota. Após quatro desaires consecutivos, os últimos dois para a Liga Bwin frente a Gil Vicente (1-0) e Braga (0-4), o Santa Clara voltou a pontuar, mas não foi capaz de encontrar os caminhos para o golo.
No que ao saldo de golos respeita, o Santa Clara é uma equipa que efetivamente marca pouco, tanto que leva apenas 11 tentos apontados (terceiro pior registo da Liga Bwin). Do ponto de vista defensivo, a situação é bem mais agradável, já que só permitiu que os adversários encontrassem os caminhos para as suas redes em 18 ocasiões. A título de exemplo, o Sporting, quarto colocado à entrada para esta ronda, tem tantos golos sofridos quanto o Santa Clara.
Pierre Sagna é baixa por castigo, ao passo que Marco Pereira, Tomás Domingos e Bruno Jordão estão lesionados.
Onze provável: Batista, Tassano, Paulo, Ítalo, Quintillá, Calila, Bobsin, Adriano, Ricardinho, Silva, Babi
Análise Benfica
Cerca de uma semana depois de empatar a duas bolas com o Sporting no “derby” de Lisboa, encontro em que o Benfica se viu sempre obrigado a correr atrás do resultado, o atual líder da Liga Bwin visita território insular para medir forças com o Santa Clara.
No embate com o Sporting, o Benfica não exibiu o nível ao qual tem habituado os seus adeptos na atual temporada, cometeu alguns erros sobretudo do ponto de vista defensivo e não conseguiu vencer pela terceira vez na atual edição da Liga Bwin, isto depois de ter perdido a invencibilidade a fechar 2022, na visita a Braga (3-0). Braga e Porto venceram os respetivos compromissos e aproveitaram os dois pontos perdidos pelo Benfica, mas os comandados de Roger Schmidt continuam a liderar com quatro pontos de vantagem em relação aos “Guerreiros do Minho”.
Exceção feita às visitas ao Minho para defrontar Vitória (0-0) e Braga (3-0), o Benfica somou todos os restantes encontros fora de portas na presente edição da Liga Bwin por vitórias e viaja até aos Açores determinado em conquistar mais um triunfo.
Otamendi, central que vai cumprir castigo, é a principal baixa no Benfica para este desafio. David Neres, lançado no encontro com o Sporting, está recuperado e poderá até voltar a assumir a titularidade neste desafio.
Onze provável: Vlachodimos, Gilberto, António Silva, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo, João Mário, Neres, Rafa Siva, Gonçalo Ramos
Dica de Prognóstico
O Benfica é naturalmente favorito à conquista da vitória e não quer perder mais pontos depois de ter deixado escapar cinco nos últimos nove que disputou. O Santa Clara não tem estado ao melhor nível na presente época, mas tem novo treinador e, na sua zona de conforto, já travou o Porto (1-1) na atual temporada, resultado que deixa os “encarnados” em alerta para um encontro que, do ponto de vista açoriano, terá naturalmente uma envolvência especial.
Casas de Apostas com os melhores Bónus
[betclic]