Saint-Étienne – Nantes (Ligue 1)
A 23.ª jornada da Ligue 1 vai decorrer a meio desta semana e, nesta quarta-feira, há encontro marcado para o Stade Geoffroy-Guichard, em Saint-Étienne, entre as equipas do Saint-Étienne e do Nantes. A formação liderada pelo técnico Claude Puel tem estado bem aquém das expectativas e procura chegar à segunda vitória consecutiva, depois de ter sido fortemente confrontada por um grupo de adeptos no passado fim-de-semana. Em clima de tensão, os verts irão receber a visita do grupo de Raymond Domenech, que ocupa o primeiro lugar acima da zona de descida, atravessando igualmente um período bastante conturbado dentro e fora de campo.
Análise Saint-Étienne
A equipa do Saint-Étienne tem feito uma campanha bastante aquém do esperado e encontra-se, nesta altura, a lutar pelo objetivo da manutenção. Histórico clube francês, les verts ocupam, de momento, o 16.º lugar na tabela classificativa, com registo de 22 pontos, que dão apenas quatro de vantagem para a zona de descida. Em 22 partidas, o saldo total da equipa de Claude Puel no campeonato francês é de cinco vitórias, sete empates e 10 derrotas, com 21 golos marcados e 35 golos sofridos.
No passado fim-de-semana, a equipa do Saint-Étienne enfrentava uma situação de enorme pressão, visto que vinha de uma sequência de três derrotas consecutivas, a última das quais com uma pesada humilhação sofrida na goleada diante do Lyon (0-5), em casa. A somar isso seis jogos seguidos sem conseguir vencer, o grupo de Claude Puel foi confrontado no centro de treinos por cerca de duas centenas de adeptos e acabou por dar uma boa resposta no dia seguinte, ao regressar às vitórias, no terreno do Nice (1-0).
Onze provável: Moulin – Debuchy, Moukoudi, Kolodziejcak, Trauco – Neyou, Camara – Nordin, Aouchiche, Bouanga – Abi
Análise Nantes
A equipa do Nantes tem feito uma campanha nos limites do razoável na luta pela permanência e chega a esta partida como o 17.º classificado da Ligue 1, ou seja, o primeiro acima da zona de despromoção, com os mesmos 18 pontos do Lorient, que já corre perigo virtual de descida. Em 22 partidas no campeonato, a turma atualmente dirigida pelo experiente técnico Raymond Domenech aparece com saldo de três vitórias apenas, nove empates e 10 derrotas, com 21 golos marcados e 36 golos sofridos.
No passado fim-de-semana, o Nantes não conseguiu dar uma resposta positiva na receção ao AS Monaco, com quem perdeu, por 1-2. Dessa forma, a equipa liderada por Domenech alcançou a negativa marca de 13 jogos consecutivos sem conhecer o sabor da vitória, que teve por último a 8 de novembro passado, na visita ao Lorient. O desaire diante dos monegascos foi o segundo consecutivo, após a derrota (0-2) na deslocação à casa do Metz, referente à realização da jornada anterior da Ligue 1.
Onze provável: Lafont – Corchia, Girotto, Castelletto, Fabio – Louza, Touré, Blas – Coco, Muani, Simon
Dica de Prognóstico
Num encontro entre duas equipas aflitas e que rivalizam de forma direta na luta pela permanência na Ligue 1, a previsão é a de um jogo aberto, em termos táticos, na maior parte do tempo, onde o Saint-Étienne procure assumir uma postura ofensiva, que lhe permita ir em busca de marcar cedo, até para reforçar os índices de confiança. O facto de ter condições para explorar os problemas do foro defensivo do seu adversário permite aos verts acreditar que poderão continuar no encalço das vitórias e prolongar o bom momento criado no passado domingo. Já a equipa do Nantes deverá conseguir ter espaços para explorar nas costas da linha defensiva do seu adversário, podendo compensar a permeabilidade defensiva que tem marcado o desempenho da equipa através da criação de algumas oportunidades de golo. Assim, a melhor opção de investimento recairá no mercado de Mais de 2,5 golos, pelas cotações de 2.10 na Bet.pt.