Saint-Étienne – Lyon (Ligue 1)
Ao início da noite deste domingo, a equipa do Olympique Lyonnais deslocar-se-á até Saint-Étienne, onde irá defrontar, no Stade Geoffroy-Guichard, a equipa do Saint-Étienne, num jogo relativo à realização da 21.ª jornada da Ligue 1 francesa. A turma orientada por Claude Puel tem vindo a fazer uma campanha aquém das expectativas e luta, essencialmente, pela manutenção, numa fase em que está demasiado próximo dos lugares de descida à Ligue 2. A tentar voltar às vitórias mais de um mês depois, o Saint-Étienne defrontará a equipa de Rudi Garcia, que vem de uma derrota altamente surpreendente na receção ao Metz, que deixou a equipa mais longe da liderança.
Análise Saint-Étienne
A equipa do Saint-Étienne tem feito uma prestação bastante cinzenta, numa temporada onde o seu grande objetivo passa por assegurar a permanência entre a elite do futebol francês, em 2021/22. Por agora, o conjunto liderado pelo experiente treinador Claude Puel ocupa o 16.º lugar da tabela de classificação geral, com registo de 19 pontos, mais um que o Nantes e mais quatro que o Nîmes. Num total de 20 partidas realizadas no campeonato francês, a equipa tem um registo total com quatro vitórias, sete empates e nove derrotas, a que soma 20 golos marcados e 30 golos sofridos.
À entrada para esta receção ao Lyon, o Saint-Étienne atravessa uma seca de vitórias que já dura há cinco jogos consecutivos. Depois de somar três empates de seguida (2-2 com o Nîmes, 2-2 com o AS Monaco e 1-1 com o PSG), dois dos quais contra adversários substancialmente mais fortes, a equipa de Puel agravou o cenário e vem de duas derrotas nas últimas duas jornadas da Ligue 1. Depois de perder no terreno do Reims (1-3), o Saint-Étienne voltou a tropeçar fora de portas, no passado fim-de-semana, desta feita diante da equipa do Strasbourg (0-1).
Onze provável: Moulin – Sissoko, Sow, Kolodziejcak, Trauco – Moueffek, Gourna-Douath – Boudebouz, Aouchiche, Rivera – Nordin
Análise Lyon
A equipa do Lyon tem feito uma campanha bastante positiva, tanto que até já alimenta o sonho de voltar a discutir a conquista do título de campeão francês, ainda que essa seja uma ambição que não se perfile propriamente acessível de satisfazer. Por agora, a equipa liderada pelo treinador Rudi Garcia aparece na 3.ª posição da tabela classificativa, com 40 pontos de registo, que dão vantagem de quatro sobre AS Monaco e Rennes e atraso de dois para o Lille e de cinco para o PSG (com mais um jogo realizado). Em 20 partidas, a equipa do português Anthony Lopes soma 11 vitórias, sete empates e duas derrotas, com 39 golos marcados e 19 golos sofridos.
No passado fim-de-semana, a equipa do Lyon pôs fim a uma série de 16 jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota. O regresso aos desaires aconteceu de forma altamente surpreendente e até dramática, visto que teve lugar na receção ao Metz (0-1) e com um golo sofrido já ao cair do pano, depois de o Lyon ter tido um golo anulado após recurso ao VAR e estar permanentemente em cima do seu adversário, a tentar chegar ao golo inaugural. Certo é que a equipa não conseguiu vencer, até perdeu, e somou o segundo jogo consecutivo sem triunfar, após a igualdade no terreno do Rennes (2-2).
Onze provável: Lopes – Dubois, Marcelo, Denayer, Corney – Caqueret, Mendes, Aouar – Kadewere, Depay, Ekambi
Dica de Prognóstico
Apesar de os dois conjuntos estarem a realizar campanhas substancialmente diferentes por linha de comparação com os respetivos objetivos, a verdade é que partilham, à entrada para este desafio, o facto de terem falhado redondamente nas últimas vezes que entraram em campo. A pressão estará, assim, acentuada nos ombros dos jogadores do Saint-Étienne, mas talvez mais ainda do Lyon, até porque a equipa de Rudi Garcia terá de vencer para se reaproximar da liderança da tabela classificativa da Ligue 1. Em casa, o grupo de Puel tem sido uma formação difícil de bater, pelo que se prevê um jogo relativamente complicado para os dois lados. Dada a necessidade de vitória do Lyon, num cenário onde ambos têm tido um comportamento ofensivo mais interessante que o defensivo, a melhor opção de investimento recairá no mercado de Ambas Equipas Marcam, que está com cotações de 1.80 na casa de apostas Bet.pt.