Rússia – Eslovénia (Mundial 2022)
Ao início da tarde deste sábado, o relvado do Fisht Olympic Stadium, em Sochi, vai acolher o confronto relativo à 2.ª jornada do Grupo H da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, entre as seleções da Rússia e da Eslovénia. Os comandados do selecionador Stanislav Cherchesov deram início da melhor forma à sua fase de apuramento, ocupando já posto de comando na tabela classificativa de um grupo onde se espera que a Croácia tenha uma forte palavra a dizer na luta pelo 1.º lugar. Isto apesar de os vice-campeões mundiais em título terem soçobrado, na estreia, contra a seleção a cargo de Matjaz Kek, que conseguiu provocar uma das maiores surpresas da 1.ª jornada, seguindo já como 2.ª classificada num grupo que promete vir a ser equilibrado até final.
Análise Rússia
A seleção da Rússia possui uma forte ilusão de poder voltar a marcar presença numa fase final do Campeonato do Mundo, depois de uma edição de 2018 onde serviu como equipa anfitriã e organizadora. Nesta fase de apuramento, concluída a 1.ª jornada, a turma orientada por Stanislav Cherchesov segue com registo de três pontos, devido à vitória obtida na estreia, o que já deixa os russos no topo da tabela classificativa do Grupo H, com o mesmo saldo pontual da Eslovénia e com mais dois pontos do que Eslováquia e Chipre.
Na passada quarta-feira, a Rússia não teve de ir ao limite do seu esforço, apesar de ter realizado uma primeira parte de maior qualidade quando comparado com o rendimento exibido no segundo tempo, onde, pelo golo sofrido com Malta, até ficou com uma vantagem pela margem mínima até perto do fim. Apesar disso, a equipa de Cherchesov chegou ao 3-1 final e conseguiu cumprir o favoritismo, arrancando a fase de qualificação com a conquista dos três pontos na visita a um dos oponentes teoricamente mais acessíveis.
Onze provável: Shunin – Fernandes, Semenov, Dzhikiya, Karavaev – Akhmetov, Ozdoev – Kuzyaev, Golovin – Miranchuk
Análise Eslovénia
A seleção da Eslovénia tem tido algumas individualidades que se destacam no panorama do futebol internacional europeu, mas a verdade é que não em número suficiente para conseguir chegar a uma fase final de uma grande competição de seleções. Algo que tentará rebatar nesta caminhada de acesso à fase final do Mundial 2022, ainda que não se preveja uma tarefa nada fácil neste Grupo H. Para já, a turma orientada pelo selecionador Matjaz Kek é 2.ª classificada, com os mesmos três pontos da Rússia, mais dois que Eslováquia e Chipre e mais três que Croácia e Malta.
Sem perder há incríveis nove jogos consecutivos, depois de uma boa campanha na Liga das Nações, que culminou com a subida de escalão (do C para o B), a Eslovénia dificilmente imaginaria que conseguiria trazer de forma tão presente o bom momento de forma para o arranque na fase de apuramento para o Mundial. A verdade é que, na última quarta-feira, os eslovenos marcaram primeiro e conseguiram suster a vantagem obtida logo ao minuto 15 (por Lovric, assistido por Andraz Sporar, avançado do Sporting), em casa, frente à Croácia, num jogo onde a entreajuda e a capacidade de sacrifício da Eslovénia foi determinante até ao apito final.
Onze provável: Oblak – Stojanovic, Blaciz, Mevija, Balkovec – Bijol, Kurtic, Lovric – Ilicic, Sporar, Bohar
Dica de Prognóstico
É verdade que o favoritismo das casas de apostas é conferido à Seleção Russa, mas a expectativa é a de um jogo relativamente repartido em termos de oportunidades de golo, até porque a Eslovénia tem-se relevado uma equipa que cria perigo com relativa facilidade, mesmo sem precisar de ter um grande volume de jogo e iniciativa ofensiva. O potencial atacante dos russos deverá acabar por quebrar a organização defensiva que Kek deverá procurar implementar, pelo que, em suma, o melhor investimento recairá no mercado de Ambas Equipas Marcam, cotado a 2.00 na Bet.pt.