Roger Federer – Mardy Fish (Open dos Estados Unidos)
Roger Federer continua a mostrar um bom ténis em Flushing Meadows. O tenista suíço ainda não perdeu qualquer set e nem sequer tem dado mostrar de por dar alguma hipótese aos seus adversários. A par de Novak Djokovic, Federer tem sido um tenista agressivo e que tem vencido, principalmente os seus jogos de serviço, com extrema facilidade. No entanto, a partir da próxima ronda os duelos começar a ser mais equilibrados e é nestes momentos que o suíço costuma jogar o seu melhor ténis. Pela frente na próxima fase ele tem o sempre perigoso Mardy Fish, que a jogar em casa é um adversário temível, mesmo para o número um mundial.
Este será o nono embate entre os dois tenistas, num head-to-head que começou a ser jogado em 2003, com Federer a vencer em três sets. Depois, foram quatro triunfos do suíço sem sequer perder sets. Contudo, o domínio do líder do ranking terminou em 2008, no torneio de Indian Wells, quando Fish triunfou por contundentes 6/3 e 6/2. Depois eles só voltariam a jogar em 2010 e 2011, com ambas as vitórias a serem conseguidas em três sets por parte de Federer. O último foi há poucas semanas, no ATP de Cincinnati, com o tenista de Basileia a vencer por 6/3 e 7/6.
Roger Federer está numa forma impressionante e busca aqui a sua nona vitória consecutiva. Por ter perdido o ano passado nas meias-finais, o suíço tem aqui uma boa chance de somar mais pontos do que Djokovic e distanciar-se ainda mais da ponta do ranking. É que o sérvio venceu a prova o ano passado e o máximo que pode conseguir, mesmo que ganha o título, é defender os pontos conquistados. Já Federer poderá aproveitar a diferença de pontos entre a meia-final e a conquista no torneio para alargar essa tal diferença. Isto seria um passo importante para o tenista de 30 anos, que por ter feito um final de ano fantástico, tem muitos pontos a defender até final de 2012 e um triunfo aqui seria uma bela ajuda.
Por outro lado, Mardy Fish parece estar de regresso à sua velha forma. O próprio norte-americano já foi elogiado pelo Federer antes da última partida entre ambos. Na edição deste ano do US Open, o tenista da casa tem apresentado um bom ténis, apesar de alguns precalços. Ele precisou de quatro sets para derrotar o francês Gilles Simon e ainda precisou de virar um jogo quase perdido frente a Nikolay Davydenko na 2ª ronda, quando esteve atrás no placar por dois sets a zero. No Open dos Estados Unidos, a sua melhor campanha foram os quartos-de-final conseguidos em 2008, sendo na altura foi parado por Rafael Nadal em quatro sets.
Neste duelo, podemos esperar um Roger Federer dominador, sem dar grandes hipóteses, tal como tem feito até aqui. É pouco provável que Fish consiga sequer dar alguma luta. Na melhor das hipóteses, o norte-americano conseguirá roubar um set ou pelo levar alguns parciais a tie-break. No entanto, as suas chances de fazer a alegria dos adeptos da casa são muito diminutas.
A Bet365 dá-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus