Red Bull Salzburg – Dinamo Zagreb (Liga dos Campeões)
Os austríacos do Red Bull Salzburgo alcançaram um excelente resultado na sua deslocação à Croácia e sentem-se, agora, mais perto do que nunca de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. Perante o Dinamo Zagreb, conjunto com larga experiência nestas fases de apuramento, o conjunto de Salzburgo terá que conseguir evitar qualquer distração, para poder avançar para a sua estreia no convívio dos milionários do futebol europeu.
Com um conjunto sólido na zona intermediária e já com muitos jogadores que têm andamento para momentos de exigência máxima, o Red Bull Salzburg viajou até Zagreb para conseguir um resultado que o coloca bem perto de entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogo foi sempre equilibrado, com duas equipas a procurarem a vitória, mas o golo alcançado pelos austríacos perto da hora de jogo, concretizado por V. Lazaro, transformou o favoritismo inicial da equipa de Zagreb na necessidade de procurar golos, de forma a manter-se vivo na luta pelo apuramento. Um golo surgiu, com Rogic a marcar uma grande penalidade assinalada aos 76 minutos, mas a vantagem segue agora do lado da equipa austríaca.
É uma vantagem magra, é certo, que pode ser virada com um simples golo. Mas para os Red Bull Salzburg, valerá quase tanto quanto ouro. Óscar Garcia conhece bem o terreno que pisa, sabendo, também, que o objetivo da estrutura que tem suportado esta equipa passa, obrigatoriamente, pela afirmação na Liga dos Campeões. Com projetos noutros países, como a Alemanha, a atingirem também a principal divisão, como que se iniciou uma corrida para conseguir ser a aposta-líder do grupo Red Bull. E fazê-lo chegando à Liga dos Campeões parece ser quase obrigatório. Na Liga Austríaca, uma vitória sobre o Mattersburg por 3-1 ajudou também a aproximar aos lugares da frente, enquanto se pressente, sem dúvida alguma, que a Europa conta, para já, mais do que a Liga nacional.
Onze Provável: Walke – Schwegler, Caleta-Car, Hinteregger, Ulmer – Laimer, Bernardo – Wanderson, Valon Berisha, V. Lazaro – Soriano.
O Dinamo Zagreb tem apostado forte em chegar à fase de grupos da Liga dos Campeões, mesmo que, uma vez lá chegado, vá repetidamente demonstrando que não tem suficiente rotação para atuar a esse nível. Ainda assim, nova oportunidade para estar entre os melhores e somar mais alguns milhões para o seu orçamento parece pecar pelo facto de se ter permitido empatar no jogo da primeira mão, obrigando-o agora a entrar para vencer em Salzburgo, algo que não estaria dentro dos planos do seu técnico. Conseguindo, também, ter segurado alguns jogadores que estarão na porta de saída, como é o caso do campeão europeu Eduardo, que deverá estar a caminho do Chelsea, para ter mais jogadores de qualidade neste playoff, perder a eliminatória significará, seguramente, necessidade de colocar mais gente no mercado, o que poderá atingir as opções do conjunto de Zagreb na Liga Europa e também na Liga Croata.
Onze Provável: Eduardo – Stojanovic, Sigali, Benkovic, Matel – Jonas, Knezevic – Soudani, Rog, Antolic – Junior Fernandes.
O Dinamo Zagreb nunca venceu uma partida frente ao Red Bull Salzburg em cinco jogos disputados entre os dois emblemas.
Jogar contra o prognóstico e contra a história parece ser o que resta ao Dinamo Zagreb nesta eliminatória, mas cumprindo o que foi sempre a tendência nos confrontos entre as duas equipas, o Red Bull Salzburg poderá ter aqui uma porta aberta para entrar na fase de grupos da Liga dos Campeões.