Real Sociedad – Huesca (La Liga)
A jornada 7 da La Liga 2020/21 passa pelo Anoeta, palco que recebe o embate entre Real Sociedad e Huesca. Os homens de San Sebastián querem dar continuidade ao bom momento que atravessam, o passo que o recém-promovido Huesca ambiciona surpreender e conquistar o primeiro triunfo na atual edição do campeonato espanhol.
Análise Real Sociedad
Ao cabo de seis jogos nesta edição 2020/21 da La Liga, a Real Sociedad lidera a classifiação da prova com 11 pontos, em igualdade com o Villarreal – note-se, no entanto, que são várias as equipas com jogos em atraso. Por esta altura, os pupilos de Imanol Alguacil somam três vitórias, dois empates e uma derrota, apresentando ainda o melhor desempenho do ponto de vista ofensivo (dez golos marcados) e o segundo melhor a nível defensivo (dois tentos encaixados). O momento da equipa também é muito positivo: venceu os últimos três encontros oficiais sem sofrer golos – Getafe (3-0), Bétis (0-3) e Rijeka (0-1) foram as vítimas da formação que habitualmente veste de azul e branco.
O envolvimento na fase de grupos da Liga Europa obriga Imanol Alguacil a uma gestão cuidada do esforço da equipa. Este encontro com o Huesca corresponde ao segundo embate da Real Sociedad num espaço de uma semana, apenas três dias depois de uma deslocação à Croácia para medir forças com o Rijeka, adversário ao qual a Real se impôs já em tempo de compensação. Para este encontro com o Huesca, jogadores como Willian José, Januzaj (está em duvida) ou Guevara deverão regressar ao onze inicial. O desgaste acumulado por alguns jogadores pode muito bem ser uma questão a ter em consideração na hora de abordar este encontro. O momento da Real é positivo com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, sem golos sofridos nos últimos três e várias exibições de “encher o olho”, mas a missão deste domingo poderá ser mais difícil do que se perspetivaria em condições ditas normais.
Illarramendi e Sangalli são baixas por lesão. Merquelanz, Zubeldia, Barrenetxea, Zaldua e Januzaj ainda estão em duvida.
Onze provável: Remiro, Gorosabel, Elustondo, Normand, Muñoz, Guevara, David Silva, Merino, Januzaj, Oyarzabal, Willian José
Análise Huesca
De volta ao principal escalão do futebol espanhol, o Huesca ainda não sabe o que é vencer, mas mantém a invencibilidade ao cabo de seis encontros. Curiosamente, a única derrota averbada pelo Huesca aconteceu precisamente na receção ao outro conjunto que ascendeu este ano à elite: o Cádiz (0-2). Nos cinco encontros restantes, o Huesca dividiu pontos com equipas com aspirações maiores como o Villarreal (1-1), o Atlético de Madrid (0-0) ou até o Valência (1-1), empatando ainda diante de Elche (0-0) e Valladolid (2-2). No último fim-de-semana, em tarde de receção ao Valladolid no El Alcoraz, o Huesca esteve a perder por duas vezes, mas conseguiu conquistar um empate a dois graças aos golos de Rafa Mir e Sandro Ramírez – o segundo, lançado aos 56 minutos, marcou em dia de estreia com a nova camisola.
O Huesca viaja até ao Anoeta ciente da condição de “outsider” e isso poderá fazer com que adote uma abordagem mais conservadora, com muitas preocupações do ponto de vista defensivo, procurando surpreender em transição.
Mikel Rico está infetado com COVID-19 e falha o desafio. Pedro López também não reúne condições para ir a jogo, devido a lesão.
Onze provável: Andrés Fernández, Maffeo, Pulido, Siovas, Galán, Seoane, García, Mosquera, Mir, Ferreiro, Ramírez
Dica de Prognóstico
O favoritismo está do lado da Real Sociedad, mas o desgaste acumulado no encontro com o Rijeka deixa-nos algo reticentes. Ainda assim, os bascos têm tudo para pontuar diante deste Huesca, não obstante a boa resistência que o adversário poderá oferecer, sobretudo a nível defensivo.