Real Sociedad – Granada (La Liga)
A Real Sociedad segue na luta pelo acesso à Liga Europa da próxima temporada, objetivo bem mais modesto que aquele pelo qual se debatia antes da interrupção motivada pela pandemia. O Granada, por seu turno, não ostenta quaisquer aspirações nesse sentido e tenta cimentar o seu lugar entre os dez primeiros da tabela.
Análise Real Sociedad
A Real Sociedad foi uma das equipas que mais decaiu neste regresso à ação em solo espanhol. Antes da interrupção, a formação de San Sebastián estava envolvida na luta pelos quatro primeiros lugares e consequente acesso à Liga dos Campeões da próxima época, mas os resultados verificados no último mês condenaram a equipa a lutar pela presença na Liga Europa, prova na qual ainda não tem vaga assegurada – mesmo que não consiga o acesso via campeonato, terá sempre a oportunidade de disputar o acesso na final da Copa do Rei, frente ao Athletic.
Em 21 pontos disputados desde que a ação regressou a território espanhol, a Real Sociedad conquistou somente cinco, cortesia de uma vitória na receção ao “lanterna vermelha” e já despromovido Espanyol (2-1) e dos empates a um golo com Osasuna e Levante. Nos quatro restantes desafios, a Real perdeu com Alavés (2-0), Real Madrid (1-2), Celta de Vigo (0-1) e Getafe (2-1), duelos em que, de um modo genérico, a equipa deixou uma imagem pálida daquilo que pode produzir. Pese embora o facto de ter conquistado quatro pontos nos últimos dois jogos, o acesso europeu não se afigura tarefa fácil, pelo menos se mantiver o atual nível exibicional. Granada, Villarreal, Sevilha e Atlético de Madrid prometem propor desafios exigentes a esta Real Sociedad até final.
Equipa de créditos firmados no ataque, a Real não tem conseguido ser tão produtiva quanto antes da interrupção, tanto que não fez mais de dois golos num só jogo desde que a ação foi retomada. Escalonada no seu habitual 1x4x3x3, a formação de San Sebastián deverá contar com Oyarzabal, Willian José e Portu no trio ofensivo. Sangalli, Guevara, Illarramendi, Januzaj, Bautista e Zaldua são baixas confirmadas por lesão neste desafio.
Onze provável: Moyá, Gorosabel, Elustondo, Llorente, Monreal, Zubeldia, Merino, Odegaard, Portu, Oyarzabal
Análise Granada
O Granada cumpriu o objetivo traçado para a atual temporada ao assegurar a continuidade no escalão máximo sem passar por grandes sobressaltos. A quatro jornadas do termo da La Liga, a equipa do sul de Espanha segue no 10º lugar da tabela classificativa com 47 pontos, procurando agora cimentar a respetiva posição na primeira metade da pauta. Nos seis encontros disputados neste período de retoma, os granadinos venceram Getafe (2-1) e Alavés (0-2), empataram com Bétis (2-2), Leganés (0-0) e Valência (2-2) e sucumbiram por duas vezes em casa, às mãos de Villarreal (0-1) e Eibar (1-2). Com a situação devidamente resolvida a nível classificativo, a equipa do Granada entra em cena sem pressão sobre os ombros, disputa a dar bom sinal de si em todos os jogos e fiel a um estilo atrativo e com boas dinâmicas no ataque. Das dez equipas que abaixo de si se encontram, só o Bétis (47) tem mais golos marcados que este Granada que leva 42, apontou cinco nos últimos três desafios e deverá apresentar-se no Anoeta com uma dupla ofensiva composta pelo experiente Soldado e pelo destaque Carlos Fernández, avançado que está cedido pelo Sevilha e que na próxima temporada deverá mesmo vestir a camisola da formação da Andaluzia. Por outro lado, este Granada só por duas vezes não sofreu golos desde que a ação foi retomada.
Lozano, Quini, Aléx Martínez, Álex Martínez, Ángel Montoro e Gonalons continuam de fora por lesão.
Onze provável: Rui Silva, Díaz, Sánchez, Duarte, Neva, Eteki, Herrera, Puertas, Machís, Soldado, Fernández
Dica de Prognóstico
Jogo bem mais importante para a Real Sociedad que para o Granada, uma vez que a equipa basca ainda aspira a marcar presença nas provas europeias da próxima temporada. O conjunto visitante apresenta argumentos para contariar o favoritismo da equipa local, ainda para mais atendendo ao período de menor fulgor que a Real atravessa. A possibilidade de ambas as equipas marcarem parece-nos interessante e sobretudo bem cotada.