Real Madrid – Eibar (La Liga)
Real Madrid e Eibar vão estar frente a frente este domingo (14) em encontro relativo à jornada 28 da La Liga 2019/20, marcada pela retoma após três meses de interrupção devido à pandemia COVID-19. No estádio Alfredo Di Stéfano, em Valdebebas, os “merengues” vão entrar em campo já conhecedores do resultado conquistado pelo líder Barcelona na visita a Mallorca.
Análise Real Madrid
Dois pontos atrás do líder Barcelona numa altura em que faltam disputar 33, o Real Madrid segue bem vivo na luta pelo título e ambiciona voltar a conquistar o ceptro que lhe foge há duas temporadas. Atendendo à impossibilidade de ter adeptos nas bancadas nesta ponta final da temporada, os dirigentes do Real Madrid decidiram acelerar as obras no Santiago Bernabéu, situação que implica que a disputa dos desafios caseiros passe a realizar-se no estádio Alfredi Di Stéfano, em Valdebebas, centro de treinos do Real.
Antes da interrupção motivada pela pandemia, o Real Madrid não estava a atravessar um bom momento, tanto que foi no derradeiro jogo antes da pausa que viu a liderança fugir-lhe ao perder na visita ao Bétis por duas bolas a uma. De resto, os comandados de Zinedine Zidane venceram apenas um dos cinco jogos que disputaram antes do interregno, precisamente o “clássico” frente ao Barcelona (2-0), no Bernabéu.
Exige-se bem mais a esta equipa “madridista” que aquilo que se estava a verificar nas últimas semanas e a interrupção terá servido à equipa para “limpar” a cabeça, alhear-se da pressão da crítica e voltar mais forte para encarar esta reta final de campeonato. Gerir um balneário como o do Real Madrid é tudo menos fácil mas Zinedine Zidane aparenta ser o homem certo para fazê-lo – também os pequenos atritos no seio da equipa dos quais a imprensa espanhola fez eco terão sido sanados neste período. Tal como qualquer outra equipa, o Real não vai regressar na melhor condição física, mas antes da pausa, era notório que alguns jogadores estavam em claro sub-rendimento em função das exigências do calendário.
Nacho e Luka Jovic são as únicas baixas a lamentar no Real. Por outro lado, Hazard está de volta às opções, belga cujas prestações em Espanha têm ficado aquém das expectativas.
Análise Eibar
O Eibar está a rubricar uma das temporadas mais modestas desde que ascendeu ao principal escalão espanhol, tanto que por ora se encontra apenas dois pontos acima da linha de perigo. A posição que o emblema basco atualmente ocupa é tudo menos confortável e não dá quaisquer garantias, pelo que os comandados de José Luis Mendilibar terão muito que sofrer até final.
Conjunto habitualmente forte a jogar em casa, no “seu” Ipurua, palco de tantas grandes vitórias desde a ascensão ao escalão máximo, o Eibar não tem conseguido estar ao seu melhor nível na presente época. Antes da pausa, a formação do norte de Espanha disputou três encontros consecutivos no seu reduto e só venceu o primeiro diante do Levante (3-0), perdendo os outros dois duelos com Mallorca (1-2) e Real Sociedad (1-2). Ainda que a grande maioria dos 27 pontos que este Eibar por esta altura soma tenham sido conquistados em casa, a equipa não tem conseguido ser tão competitiva quanto noutras épocas a atuar no seu próprio reduto. Em suma, o Eibar de Paulo Oliveira e Rafa Soares tem acusado alguma falta de consistência na presente época.
Ramis (lesionado) e Escalante (suspenso) são baixas na equipa do Eibar que presumivelmente se apresentará alinhado em 1x4x4x2 nesta visita ao estádio Alfredo Di Stéfano. Ainda que o fator casa esteja a ser muito relativizado face à atual conjutura, a verdade é que o Eibar não venceu nenhum dos seis últimos desafios que disputou longe do seu terreno. Em 13 jogos na condição de visitante nesta La Liga 2019/20, o Eibar venceu um, empatou cinco e perdeu sete, com um total de apenas oito golos marcados e 21 sofridos.
Dica de Prognóstico
O Real Madrid entra em campo já conhecedor do resultado conquistado pelo Barcelona na véspera. Independentemente daquilo que os catalães consigam fazer, os “merengues” estão cientes de que não podem facilitar nesta receção ao Eibar para seguirem vivos na luta pelo título.