Real Madrid – Eibar (La Liga)
Derrotado em Valência a meio da semana, o Real Madrid recebe o Eibar este sábado, no Bernabéu. A formação “merengue” quer somar os três pontos em jornada marcada pelo embate entre Barcelona e Atlético de Madrid.
A semana ficou marcada pelo primeiro desaire do Real Madrid desde o regresso de Zinedine Zidane ao comando técnico da equipa “merengue”. Na visita ao terreno do Valência, conjunto que luta pelo acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada, o Real perdeu por duas bolas a uma, isto depois dos triunfos conquistados antes Celta de Vigo (2-0) e Huesca (3-2), ambos em casa. No regresso ao conforto do lar, os madridistas têm um compromisso importante, sobretudo por se disputar na mesma jornada que o confronto entre Barcelona e Atlético de Madrid, em Camp Nou. Já sem fazer contas em relação ao primeiro posto da tabela, o Real ainda aspira a ficar em segundo, à frente do rival Atlético, situando-se neste momento a cinco pontos de distância da formação “Colchonera”.
Somente focado na luta pelo segundo lugar e já de olhos postos na próxima temporada – ainda que o mercado de transferências possa levar a profundas remodelações no plantel -, o conjunto da capital espanhola não tem os índices de motivação no topo, mas a verdade é que há que demonstrar a Zinedine Zidane quem poderá permanecer no plantel para a próxima temporada e, mais que isso, defender a honra do clube, mensagem que terá sido passada pela direção para o balneário.
Exceção feita a um dos dois embates caseiro com o Barcelona (0-1) e ao triunfo diante do Celta de Vigo (2-0), oito dos últimos dez jogos do Real tiveram três ou mais golos. Em relação a outras temporadas, o desempenho do Real no último terço não tem sido fabuloso, mas as valências que possui do ponto de vista individual são suficientes para desmontar a organização adversária. Vinícius Júnior é baixa por lesão, Marcelo não vai a jogo devido a castigo. Nacho está de regresso após cumprir castigo.
Onze provável: Keylor Navas, Odriozola, Varane, Sérgio Ramos, Reguilón, Casemiro, Kroos, Modric, Bale, Isco, Benzema
Na primeira volta, o Eibar também contribuiu para o “calvário” do Real Madrid, ao impor-se ao conjunto da capital por três bolas a zero, em finais de novembro. A equipa basca está a sete pontos dos lugares que dão acesso às provas europeias e dez acima da linha de perigo. Dadas as circunstâncias, o Eibar já não luta por outro objetivo que não o de ficar na primeira metade da tabela do campeonato espanhol.
Atendendo aos objetivos pelos quais corre e à respetiva realidade, num contexto como o campeonato espanhol, o Eibar é uma equipa que perde poucas vezes – somou nove derrotas em 30 partidas. Nos últimos 17 jogos oficiais, o Eibar perdeu apenas três vezes, duas fora de casa – uma delas em Camp Nou, com o Barcelona (3-0) – e as outras pela margem miníma. Nos últimos cinco, perdeu um jogo, empatou dois e venceu dois, o mais recente na receção ao Eibar por duas bolas a uma. Outro dado a ter em consideração é o facto de o Eibar só ter ficado em branco por uma vez nos últimos dez desafios, pretendendo aproveitar as fragilidades defensivas que o Real Madrid tem patenteado. O regresso de Marc Cucurella é uma ótima notícia para o Eibar nesse sentido.
Embora não tenha perdido nenhum dos últimos três jogos que disputou fora de casa, a verdade é que o Eibar também não venceu em nenhuma das últimas dez deslocações que efetuou.
Pape Diop (suspenso) e Anaitz Arbilla (lesionado) não vão a jogo.
Onze provável: Dmitrovic, Peña, Ramis, Paulo Oliveira, Cote, Escalante, Jordán, León, Cucurella, Enrich, Charles
Sem surpresas, o Real Madrid entra na condição de favorito à vitória, mas as fragilidades defensivas da equipa, aliadas à qualidade do Eibar no último terço, poderão permitir à equipa basca marcar um golo no Bernabéu.