Bétis – Alavés (La Liga)
Na próxima segunda-feira, a equipa do Real Bétis vai fazer as honras da receção à sua congénere do Deportivo Alavés, no Estadio Benito Villamarín, na cidade de Sevilha, na Andaluzia, num jogo referente à 26.ª jornada de La Liga. A formação orientada por Manuel Pellegrini já viveu dias bastante cinzentos nesta edição da Liga Espanhola, mas atravessa um excelente momento de forma e já sonha com a qualificação para as provas organizadas pela UEFA no próximo ano. Para poder reforçar a posição no top-6, os sevilhanos precisam vencer, tal como o conjunto comandado pelo treinador Abelardo, que ocupa nesta altura a zona de descida e que vive uma má fase na luta pela permanência.
Análise Bétis
A equipa do Bétis tem feito uma campanha bastante equilibrada no cômputo geral da sua participação nesta edição de La Liga, onde chega à 26.ª jornada como 6.ª classificada, com registo de 39 pontos, mais dois que o Villarreal, que tem mais um jogo realizado, e a três de distância da Real Sociedad. Em 25 partidas, a formação tecnicamente orientada por Manuel Pellegrini somou 12 vitórias, três empates e 10 derrotas, com 33 golos marcados e 38 golos sofridos.
No último fim-de-semana, o Bétis teve um jogo complicado fora de portas, diante do Cádiz, mas conseguiu confirmar a sua superioridade já perto do fim e venceu, por 1-0. Essa foi a terceira vitória consecutiva da equipa sevilhana, depois dos triunfos perante Getafe, por 1-0, em casa, e ainda Villarreal, por 2-1, fora de portas. É caso para dizer que, com sete vitórias nos últimos 10 jogos realizados, a equipa de Pellegrini respira confiança e tem motivos sólidos para reforçar a ambição da qualificação para as provas europeias.
Onze provável: Robles – Emerson, Mandi, Ruiz, Miranda – Guardado, Rodríguez – Ruibal, Canales, Fekir – Morón
Análise Alavés
A equipa do Alavés tem sentido alguma dificuldade para ter uma voz afirmativa na luta pela permanência entre a elite do futebol espanhol na próxima época e chega a esta jornada como 19.ª e penúltima classificada. O registo é de 22 pontos, tal como o Eibar, mais dois que o Huesca e menos quatro que o Elche. Em 25 partidas de campeonato, o grupo liderado pelo técnico Abelardo somou um total de cinco vitórias, sete empates, 13 derrotas, 20 golos marcados e 39 golos sofridos.
O momento de forma com que o Alavés se deslocará a Sevilha não é positivo, até porque a equipa perdeu em sete dos últimos 10 jogos realizados. Na última jornada, o Alavés foi derrotado em casa pelo Osasuna (0-1) e averbou a terceira derrota dos últimos três jogos, depois de ter caído com grande estrondo, nas visitas aos terrenos de Real Sociedad (0-4) e Barcelona (1-5). A última vitória remonta há quatro jornadas atrás, na ocasião em casa, diante do Valladolid (1-0).
Onze provável: Pacheco – Navarro, Laguardia, Lejeune, Duarte – Méndez, García, Pina, Córdoba – Pérez, Joselu
Dica de Prognóstico
Num embate que colocará frente a frente duas equipas a viver momentos de forma distintos e que pautam as respetivas caminhadas também por objetivos diferentes, a perspetiva é a de um jogo altamente disputado, até porque o empate, apesar de poder parecer um mal menor para o Alavés, não tira a equipa de Abelardo da zona de descida. A jogar em casa, o Bétis deverá assumir-se como a equipa com maior iniciativa ofensiva na maior parte do tempo, até porque possui qualidade suficiente no seu ataque para explorar a permeabilidade defensiva do Alavés. Por outro lado, o Bétis também está longe de ser uma equipa fiável defensivamente, pelo que este deverá ser um jogo composto por várias oportunidades de golo. Assim, o melhor investimento recairá no mercado de Total Asiático, a favor de Mais de 2 golos, com odds de 1.50 na casa de apostas Solverde.