RB Leipzig – Wolfsburg (Bundesliga)
A jornada 33 da Bundesliga 2020/21 chega ao fim com um interessante duelo entre RB Leipzig e Wolfsburg, terceiro e quarto colocados da pauta classificativa, respetivamente.
Análise RB Leipzig
A duas jornadas do fim da Bundesliga 2020/21, o RB Leipzig ocupa o segundo posto da pauta classificativa com quatro pontos de avanço em relação ao Wolfsburg. Nesta jornada 33 da competição, os “Búfalos” ambicionam confirmar o segundo lugar, sendo que, para cumprirem com esse objetivo, precisam apenas de pontuar. A receção ao Wolfsburg corresponderá ao penúltimo encontro de Julian Nagelsmann ao leme do RB Leipzig, técnico que está de malas feitas para rumar ao Bayern de Munique no final da temporada. De resto, o jovem técnico apresentar-se-á na Allianz Arena sem qualquer título conquistado, dado que na última quinta-feira (13) voltou a ver gorada essa possibilidade ao perder a final da Taça da Alemanha frente ao Borussia Dortmund por quatro bolas a uma. Agora, o objetivo passa por confirmar o segundo lugar, sendo que o RB Leipzig já tem o apuramento para a próxima edição da fase de grupos da Liga dos Campeões assegurado.
O RB Leipzig perdeu os últimos dois compromissos que disputou, ambos frente ao Borussia Dortmund, primeiro para a Bundesliga (3-2), depois para a Taça da Alemanha (1-4). Os “Búfalos” entraram em campo a meio da semana, ainda por cima para disputar uma final, e entrarão neste desafio mais desgastados em função desse facto. A imprensa alemã escreve mesmo que Julian Nagelsmann poderá inclusive promover algumas mudanças na equipa, mas independentemente das escolhas, o RB Leipzig entrará em cena fiel ao seu estilo habitual e na constante tentativa de se chegar à frente.
Samardzic é baixa confirmada por lesão, Szoboszlai, Nkunku e Adams permanecem em duvida.
Onze provável: Gulácsi, Klostermann, Orban, Upamecano, Mukiele, Angeliño, Sabitzer, Kampl, Olmo, Forsberg, Sorloth
Análise Wolfsburg
O Wolfsburg ainda aponta à possibilidade de terminar no segundo posto da pauta classificativa, mas sabe que está obrigado a vencer em Leipzig para concretizar esse objetivo. No entanto, a duas jornadas do fim, os “lobos” estão provavelmente mais preocupados com os perseguidores Borussia Dortmund (dois pontos atrás) e Eintracht Frankfurt (tem menos três pontos), importando realçar que não têm o acesso à Liga dos Campeões da próxima temporada assegurado. Dadas as circunstâncias, este encontro é de extrema importância para o Wolfsburgo que terminará o campeonato a atuar em casa, frente ao Mainz.
O Wolfsburgo viaja até Leipzig na sequência de um triunfo por três bolas a zero frente ao Union, mas venceu apenas dois dos últimos cinco encontros oficiais. Nesta sequência, além de ter perdido diante do já campeão Bayern de Munique (2-3), o Wolfsburgo saiu derrotado dos embates com os concorrentes Eintracht (4-3) e Borussia Dortmund (0-2). A fase não é a melhor, mas o Wolfsburgo encara este desafio como uma final, dispôs de mais tempo para preparar este desafio e não entrou em campo a meio da semana, contrariamente ao que aconteceu com o Borussia.
Renato Steffen e Bartosz Bialek são baixas na equipa forasteira, Paulo Otávio, Guilavogui e Mehmedi estão em duvida.
Onze provável: Casteels, Mbabu, Brooks, Lacroix, Otávio, Arnold, Schlager, Philipp, Baku, Gerhardt, Weghorst
Dica de Prognóstico
Este encontro reveste-se de maior importância para o Wolfsburgo que para o RB Leipzig. Os “búfalos” entraram em campo a meio da semana para disputarem uma intensa final da Taça da Alemanha e Nagelsmann poderá promover algumas alterações na equipa. Independentemente de tudo, perspetiva-se um duelo equilibrado, provavelmente com golos das duas equipas. Na primeira volta, Wolfsburgo e RB Leipzig empataram a dois.