RB Leipzig – Mainz (Bundesliga)
O RB Leipzig inicia a sua campanha na Bundesliga 2020/21 a atuar em casa, frente ao Mainz, conjunto que guarda tudo excepto boas memórias da última ocasião em que viajou até à Red Bull Arena. O favoritismo está todo do lado dos “búfalos”.
Análise RB Leipzig
O RB Leipzig terminou a Bundsliga 2019/20 no terceiro e último lugar, do pódio, assegurando assim mais uma presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, competição na qual esteve em altas no último exercício ao alcançar as meias-finais. Os homens superiormente comandados por Julian Nagelsmann fizeram história e, sem capacidade suficiente para competir com o campeão Bayern pelo título, o objetivo deste RB Leipzig volta a passar por estar na Liga dos Campeões, tentar superar as expectativas em contexto continental uma vez mais e, por que não, apontar a uma surpresa na Taça local. De resto, foi precisamente com um jogo da DFB Pokal (Taça) que começou a atual campanha do Leipzig, conjunto que venceu em Nuremberga por três bolas a zero, golos marcados por Haidara, Poulsen e Hee-chan. A chegada do coreano proveniente da filial RB Salzburg corresponde à principal novidade nesta equipa do Leipzig, provavelmente a única no onze que se apresentará neste duelo com o Mainz. O internacional alemão Timo Werner rumou ao Chelsea mas a verdade é que o jovem avançado já não participou na “final-eight” da Liga dos Campeões, pelo que a adaptação sem da equipa sem uma das suas principais figuras não será uma novidade. A base mantém-se, o sistema também, o timoneiro também continua a ser Nagelsmann e tudo nos leva a crer que o RB Leipzig volte a estar a bom nível nesta época 2020/21, apontando uma vez mais aos lugares que dão acesso à “liga milionária”.
Onze provável: Gulácsi, Orban, Upamecano, Klostermann, Mukiele, Angeliño, Adams, Kampl, Olmo, Hwang, Poulsen
Análise Mainz
O Mainz encara a Bundesliga 2020/21 com objetivos bem mais modestos que os destes RB Leipzig, apontando à garantia da manutenção o quanto antes. Na última época, o Mainz, goleada por oito bolas a zero por este RB Leipzig já no período pós-interrupção, terminou no 13º lugar da tabela, seis pontos acima da linha de perigo. Achim Beierlorzer, treinador que chegou ao clube a meio da época passada proveniente do Colónia, permanece na chefia técnica de uma equipa que mantém a sua base e não esteve particularmente ativada no mercado: a principal contratação foi a de Luca Kilian, central recrutado ao Paderborn. Além de Kilian, Lavalée, também central, assinou após passagem pelo Standard Liège, pespetivando-se no entanto que Niakhaté e Juste façam dupla no eixo defensivo frente ao Leipzig.
A temporada do Mainz começou de modo positivo com uma vitória para a Taça no reduto do modesto Havelse por cinco bolas a uma, golos marcados por Mateta (3), Szálái e Quaison. É precisamente no ataque que residem as principais referências desta equipa, forte a explorar em profundidade e com bons finalizadores. O Mainz deverá apresentar-se em Leipzig com um sistema próximo de um 1x4x5x1.
Onze provável: Zentner, Baku, Niakhaté, Juste, Brosinski, Latza, Onisiwo, Quaison, Burkardt, Mateta
Dica de Prognóstico
A vitória do RB Leipzig parece-nos o cenário mais provável à entrada para este desafio com o Mainz, conjunto que, no entanto, certamente deixará uma imagem bem mais positiva que aquela que se verificou na última ocasião em que visitou a Red Bull Arena.