RB Leipzig – Besiktas (Liga dos Campeões)
O segundo classificado da Bundesliga joga a sua permanência na Liga Milionária neste receção ao Besiktas. Os turcos já têm o primeiro lugar do grupo garantido, razão pela qual Pepe, Quaresma e outros que tais nem fazem a viagem até à Alemanha. O RB Leipzig precisa de fazer melhor do que o FC Porto frente ao Mónaco. Na pior das hipóteses, os germânicos seguem para a Liga Europa.
Para campanha de estreia nas competições europeias o RB Leipzig não se está a dar nada mal. O segundo classificado da Bundesliga chega à última ronda da fase de grupos em igualdade pontual com o FC Porto (sete pontos) mas os portugueses levam vantagem nos confrontos diretos. Como tal, a equipa mais odiada da Alemanha precisa de fazer melhor do que portistas, que recebem o conjunto orientado por Leonardo Jardim. Na pior das hipóteses, a equipa de Ralph Hasenhuttl terá que navegar os dezasseis avos de final da Liga Europa, que não sendo ideal continua a ser uma experiência interessante para quem não está rodado nestas andanças internacionais. AS Monaco e Besiktas são as duas equipas que já têm o destino traçado. Os primeiros não sairão do último posto e dizem adeus ao futebol europeu; aos segundos já não escapa o primeiro lugar do Grupo G, mesmo que percam por goleada.
No sábado o RB Leipzig caiu com estrondo no redito do TSG Hoffenheim (4-0), encaixando quatro golos sem conseguir dar resposta. Amri abriu o ativo logo aos treze minutos mas os visitantes tiveram mais do que tempo para reagir e não foram capazes. Os restantes golos só vieram no segundo tempo – dois de Serge Gnabry e o último de Mark Uth. Com este tropeção inesperado o Bayern de Munique aproveitou para alargar a vantagem para os perseguidores, que é agora de seis pontos. O Leipzig passou a ter Schalke 04 e Borussia M’Gladbach à perna, a um e dois pontos de distância, respetivamente.
Não foi auspicioso em vésperas de jogo decisivo. E nem sequer se pode dizer que foi resultado de poupanças, a pensar na receção aos turcos. Marcel Sabitzer é a única baixa certa por lesão. Upamecano, Orban e Forsberg têm pequenas mazelas e ainda estão em dúvida.
Onze Provável: Gulácsi – Klostermann, Konaté, Ilsanker, Halstenberg – Demme, Laimer – Kampl, Keita – Poulsen, Werner.
O Besiktas já fez história. Pela primeira vez a equipa turca vai além da fase de grupos da Liga dos Campeões e até já tem o primeiro lugar do Grupo G garantido. Portanto, pode-se dar ao luxo de deixar elementos como Hutchinson, Babel, Pepe, Ricardo Quaresma e Arslan fora da convocatória. Serão poupados ao jogo e à deslocação à Alemanha, já a pensar no encontro de domingo, em que terá de ir a casa do Kayserspor. A brilhante prestação na fase de grupos da Liga Milionária não está a ter correspondência no campeonato turco e a equipa de Senol Gunes precisa de recuperar terreno. Neste momento o Besiktas é quarto classificado, a quatro do líder Basaksehir. E conta tantos pontos quantos o Fenerbahce e Kayserspor. Ora o jogo do fim de semana pode ajudar a separar este novelo, mais uma razão de peso para o treinador preservar os jogadores mais importantes.
A equipa de Quaresma e Pepe segue invicta nesta edição da Liga Milionária, somando três vitórias e dois empates. Tem tantos golos marcados quantos o Leipzig (nove) mas menos de metado dos sofridos (quatro).
Onze Provável: Fabri – Gonul, Mitrovic, Tosic, Erkin – Medel, Ozyakup – Lens, Talisca, Tosun – Negredo.
Besiktas
|
2-0 |
Liga dos Campeões 2017/2018
|
O único confronto direto entre as duas equipas foi o da primeira volta. O Besiktas nunca conseguiu vencer em solo alemão.