Leipzig – SL Benfica (Emirates Cup)
O Leipzig e o SL Benfica colocam-se frente a frente este domingo no Emirates Stadium, em Londres, num embate a contar para o torneio amigável Emirates Cup. O Leipzig foi uma das surpresas mais agradáveis da última temporada, tendo alcançado pela primeira vez na sua história o topo do futebol alemão, e chegando mesmo a dar algumas dores de cabeça ao Bayern de Munique. Já o Benfica participou neste torneio pela última vez em 2014, onde não venceu nenhum dos dois jogos que disputou.
O Leipzig foi, sem qualquer dúvida, a grande revelação da temporada 2016/17. O modesto clube patrocinado pelos gigantes Red Bull atingiu pela primeira vez na sua curta história, o clube foi criado em 2009, o topo do campeonato alemão onde conseguiu uma campanha fascinante. Os Touros chegaram mesmo a passar algumas jornadas no topo da tabela de classificação geral, e terminaram o campeonato em 2º lugar, à frente do Borussida Dortmund, apresentando uma boa organização defensiva e um bom poder ofensivo, destacando-se principalmente pela forma como eram letais em contra-ataques, ainda que tenham quebrado um pouco nas últimas jornadas do campeonato.
O Leipzig disputou apenas dois encontros amigáveis antes de ingressar nesta Emirates Cup, vencendo ambos, e tem conseguido impedir a saída dos seus jogadores neste mercado de transferências, vendendo apenas Davie Selke, por 8milhões de euros ao Hertha Berlim. Quanto a contratações, os Touros reforçaram-se com Jean-Kévin Augustin, do PSG, Bruma, do Galatasaray, Laimer, do RB Salzburg, e Yvon Mvogo, do Young Boys, gastando ao todo 37,5 milhões de euros. Depois deste torneio, os alemães têm apenas mais um encontro agendado, contra o Stoke City, 8 dias antes de disputar o seu primeiro encontro oficial, contra o Dorfmerkingen.
Onze Provável: Gulácsi – Schmitz, Ilsanker, Upamecano e Bernardo – Demme, Keita, Sabitzer e Forsberg – Poulsen e Werner.
O Benfica, por sua vez, foi tetracampeão da Liga NOS na temporada transacta, um feito nunca antes alcançado em toda a sua história, ainda que a qualidade de jogo tenha diminuído um pouco de há 2 anos para cá, algo compreensível tendo em conta saída de alguns jogadores importantes, como Renato Sanches, Gaitán e Gonçalo Guedes. Este mercado de transferências não foi diferente dos outros, com as Águias a verem sair vários jogadores-chave desta última temporada, como foi o caso do guarda-redes Éderson, e os defesas Lindelof e Nélson Semedo, arrecadando um total de 100,05 milhões de euros com estas 3 vendas.
Quanto a reforços, destacam-se as contratações a custo zero do ponta de lança Seferovic, do Frankfurt, e do jovem extremo esquerdo Willock, do Arsenal, para além da compra do médio Krovinovic, ao Rio Ave por 3 milhões de euros, e o guarda-redes Bruno Varela, por 100 mil euros ao Vitória de Setúbal. Os Encarnados já disputaram 4 encontros amigáveis esta pré-época, antes de entrarem neste torneio, vencendo 2 e perdendo os outros 2, e este torneio amigável irá colocar um ponto final aos jogos amigáveis deste verão, iniciando o primeiro encontro oficial a dia 5 de Agosto, pela Supertaça Cândido Oliveira contra o SC Braga.
Onze Provável: Varela – Almeida, Jardel, Luisão e Grimaldo – Fejsa, Pizzi, Cervi e Zivkovic – Jonas e Seferovic.
Este será o primeiro confronto directo entre as duas equipas. As duas equipas chegam aqui numa altura em que já começam a ter as ideias bem definidas, com as competições oficias cada vez mais próximas. Espera-se um encontro animado entre duas boas equipas, ambas com atletas bastante talentosos, sendo de esperar várias oportunidades de golo para os dois lados.