Rayo Vallecano – Barcelona (La Liga)
O campeão em título Barcelona viaja até Vallecas para medir forças com o Rayo em encontro relativo à jornada 14 da La Liga 2023/24. Os catalães ambicionam melhorar o respetivo registo recente e derrotar um adversário ao qual não se impõem… há quatro encontros.
Análise Rayo Vallecano
O Rayo Vallecano tem vindo a encetar uma campanha positiva na atual edição da La Liga 2023/24. Cumpridas que estão 13 rondas, o emblema de Vallecas ocupa o 9º posto da tabela classificativa com 18 pontos, está a três dos que lugares que dão acesso às provas europeias e leva 11 de avanço em relação aos emblemas que estão abaixo da linha de perigo. Dadas as circunstâncias, a atual situação merece uma avaliação positiva por parte dos responsáveis do clube.
Derrotado em apenas três ocasiões até à data nesta La Liga 2023/24, o Rayo averbou o seu terceiro desaire precisamente no encontro que antecedeu a interrupção para jogos de seleções. A receção ao surpreendente líder Girona até começou de feição já que Álvaro García adiantou o Rayo no marcador, mas o coletivo catalão viria a dar a volta ao desafio na etapa complementar com tentos da autoria de Artem Dovbyk e Savinho. A derrota por duas bolas a uma pôs fim a uma sequência de nove (!) jogos sem perder, ciclo em que o Rayo chegou a defrontar três dos representantes espanhóis na atual edição da Liga dos Campeões: Sevilha (2-2), Real Sociedad (2-2) e Real Madrid (0-0). O regresso à ação dita um duro duelo com o Barcelona e, para a semana seguinte, o Rayo tem em agenda uma sempre difícil deslocação a San Mamés para medir forças com o Athletic.
A “hecatombe” caseira frente ao Atlético de Madrid (0-7) influencia determinantemente os números que o Rayo apresenta a nível defensivo, mas se retirássemos esse encontro da equação, o coletivo dos arredores de Madrid teria apenas dez tentos sofridos, sendo que assegurou seis “cleansheets” em 13 encontros nesta La Liga. Frente ao Barça, manter a consistência a esse nível será importante para discutir o encontro, de resto, tal e qual como no nulo ante o Real Madrid.
Francisco tem todo o plantel à disposição para este desafio.
Onze provável: Dimitrievski, Ratiu, Lejeune, Mumin, Espino, Ciss, Valentín, Trejo, Isi, Álvaro García, Raúl de Tomás
Análise Barcelona
O interregno para compromissos de seleções chegou em boa altura para o Barcelona, isto tendo em conta a parca qualidade exibicional que o emblema “Culé” vinha exibindo ao longo das últimas semanas.
Em três dos cinco encontros que antecederam a pausa, o Barcelona cumpriu com os serviços mínimos, nomeadamente frente a Shakhtar (2-1), Real Sociedad (0-1) e Alavés (2-1) – jogos nos quais valeram mais os resultados que as exibições -, perdendo no entanto na receção ao Real Madrid (1-2) e na visita a Hamburgo para medir forças com o Shakhtar (1-0). A três dias da receção ao Porto num encontro que pode definir a passagem aos “oitavos” na primeira posição do grupo, o Barcelona quererá, com toda a certeza, deixar uma imagem melhor em Vallecas comparativamente ao que tem feito nos últimos encontros. Para isso, terá que contrariar um histórico recente negativo: é que os catalães não venceram nenhum dos últimos quatro embates com este adversário, registo surpreendente atendendo aos objetivos pelos quais uma e outra equipa lutam.
Se, por um lado, o interregno poderá ter feito bem à equipa para se alhear de alguma da pressão resultante dos resultados recentes e tirar ilações, de forma mais calma, em relação ao que tem falhado ao longo das últimas semanas, a realidade é que Xavi tem um grande motivo de queixa depois deste período: Gavi lesionou-se ao serviço da seleção espanhola e será baixa nos próximos meses. A ausência do “canterano” do Barcelona não pode ser desconsiderada dado que estamos a falar de uma das unidades com mais minutos na atual temporada.
Neste regresso à ação, os adeptos do Barça esperam que a sua equipa apresente um rendimento bem mais próximo daquele que apresentou numa etapa mais precoce da temporada.
Marc-André ter Stegen, Sergi Roberto e Gavi são baixas confirmadas por estarem a contas com lesões.
Onze provável: Peña, João Cancelo, Ronald Araújo, Iñigo Martínez, Jules Koundé, Pedri, Gundogan, Fermín López, Yamal, João Félix, Lewandowski
Dica de Prognóstico
O Barcelona entra em cena coo favorito à conquista dos três pontos, mas não se perspetivam facilidades para a equipa catalã neste desafio, de resto, tal como tem sido apanágio nos últimos duelos com o Rayo. Se não estiver a um nível superior ao apresentado antes do interregno para compromissos de seleções, o Barcelona arrisca-se a deixar pontos em Vallecas.
Casas de Apostas com os melhores Bónus