PSV – FC Rostov (Liga dos Campeões)
Para uma destas equipas o futebol europeu acaba aqui. PSV e Rostov disputam o terceiro lugar do Grupo D e a respetiva passagem aos dezasseis avos da Liga Europa. Cocu quer prego a fundo no PSV para os encontros que antecedem a pausa de inverno. Os holandeses estão no último lugar e conquistaram o único ponto que têm na visita à Rússia. O FC Rostov ganhou vantagem com o triunfo surpresa sobre o Bayern, na jornada passada.
O PSV empatou a zero no sábado passado, no terreno do Roda e Phillip Cocu não estava nada satisfeito. Luuk de Jong marcou um golo que foi anulado por suposto fora de jogo e o treinador reconhece que é daquelas situações em que o erro pode custar caro à sua equipa. Há medida que o encontro avançava e o PSV continuava em branco a equipa foi subindo o ritmo de jogo e ia ficando cada vez mais ansiosa. Apesar de entender a preocupação dos jogadores com o tempo a passar também considerou que têm que fazer melhor. O antigo internacional holandês quer a equipa a dar o máximo nos próximos três jogos – Rostov, Go Ahead Eagles e Ajax – que antecedem a pausa de Inverno. São partidas importantes em que haverá muito em jogo. O PSV é terceiro classificado na Eredivisie, com trinta pontos (8V/ 6E/ 1D), menos seis que Ajax e Feyenoord.
O topo do Grupo D já está resolvido. Atlético de Madrid, com quinze pontos, e Bayern de Munique, com nove, defrontam-se na Allianz Arena nesta jornada final mas as posições já não vão mudar. Os dois seguem para os oitavos da Liga dos Campeões, espanhóis na primeira posição. Resta definir a vaga que dá transição para os dezasseis avos da Liga Europa. Neste momento o FC Rostov leva vantagem, com quatro pontos, contra um único do PSV. Mas um triunfo dos holandeses mudaria o cenário já que conseguiram um empate com golos na deslocação à Rússia.
Cocu tem Jorrit Hendrix, Locadia, Willems e Andrés Guardado lesionados.
Onze Provável: Zoet – Arias, Isimat-Mirin, Moreno, Brenet – Ramselaar, Propper, Siem de Jong – Narsingh, Luuk de Jong, Pereira.
O FC Rostov viaja esperançado para Eindhoven. Até à jornada passada o clube russo e o holandês estavam igualados, com um único ponto amealhado no embate entre os dois emblemas, em Rostov. Mas há três semanas o Rostov cometeu a proeza de derrotar o Bayern de Munique (3-2) e com isso ganhou uma vantagem inesperada e preciosa. Um empate frente ao PSV chega para garantir a passagem à Liga Europa. Para quem arrancou a campanha na fase de grupos a sofrer uma goleada de 5-0 em Munique, não está nada mal.
O FC Rostov está na sétima posição na Liga Russa, com vinte e cinco pontos (7V/ 4E/ 6D), a oito dos lugares de acesso às competições europeias. Mas a equipa está em crescendo. O conjunto de Ivan Danilyants tem apenas uma derrota nos últimos seis jogos (3V/ 3E/ 1D) em todas as competições, frente ao FK Ural (1-0), período durante o qual bater os Bávaros e empatou com Rubin Kazan (0-0) e Zenit (0-0). Não há limitações no plantel para esta visita à Holanda.
Onze Provável: Dzhanaev – César Navas, Granat, Mevlija – Kalachev, Gatcan, Noboa, Erokhin, Kudryashov – Azmoun, Bukharov.
FK Rostov
|
2-2 |
LC 2016/17
|
Os dois clubes defrontaram-se pela primeira vez nesta fase de grupos. Dimitri Poloz fez os dois golos do Rostov. Os do PSV foram concretizados por Davey Propper e Luuk de Jong, sendo importante referir que o primeiro falhou uma grande penalidade, que podia ter dado os três pontos à equipa holandesa.