PSG – Lyon (Ligue 1)
A jornada 6 da Ligue 1 2021/22 chega ao fim com a realização do encontro de maior cartaz. No Parc des Princes, o líder PSG vai medir forças com o Lyon. Os dois conjuntos entraram em cena a meio da semana, para as provas europeias.
Análise PSG
O PSG viu a sua hegemonia quebrada pelo Lille na última época, mas deixar escapar o título francês novamente é algo que nem sequer passa pela cabeça dos homens da capital gaulesa. A “constelação” parisiense conta agora com figuras como Donnarumma, Hakimi e Messi, o PSG está (ainda) mais forte que na última temporada e a expectativa dos seus fervorosos adeptos é a de que a equipa “encerre” as contas do título o quanto antes. Neste momento, cumpridas que estão cinco jornadas e sem qualquer tipo de surpresa, o PSG é líder da pauta classificativa com 15 pontos conquistados em outros tantos possíveis, 16 golos marcados e cinco sofridos.
Resgatar o título francês é o principal objetivo do PSG, mas as ambições da formação tutelada por Nasser Al-Khelaifi vão muito para lá do campeonato doméstico. A contratação de Messi foi realizada para reforçar as aspirações da equipa na Liga dos Campeões, mas a campanha na prova nem começou de feição, dado que o PSG não foi além de um empate a uma bola na visita ao Club Brugge da Bélgica. A crítica não poupou a equipa parisiense que agora quer dar uma resposta neste regresso às lides domésticas, frente ao Lyon.
Leo Messi estreou-se com a camisola do PSG na visita ao Stade de Reims (0-2) mas nem sequer integrou as escolhas na goleada ao Clermont (4-0), após a pausa para compromissos de seleções. Titular na Bélgica, Leo Messi realizará o seu primeiro jogo no Parc des Princes nesta receção ao Lyon. O estádio está cheio e as bancadas estarão a “fervilhar” para esta estreia do argentino que de tudo fará para deliciar os seus adeptos.
Sérgio Ramos, Dagba e Bernat são baixas na defesa, enquanto que Marco Verratti também não poderá ocupar o seu lugar no meio devido a lesão. Kurzawa e Mbappé permanecem em duvida. Sem compromissos europeus no horizonte, Pochettino levará a jogo as suas principais unidades.
Onze provável: Donnarumma, Hakimi, Marquinhos, Kimpembe, Mendes, Gueye, Herrera, Di María, Messi, Neymar, Icardi
Análise Lyon
O Lyon corre com o objetivo de voltar a garantir o acesso à Liga dos Campeões, prova europeia que disputou na maioria das últimas épocas. Incapaz de assegurar o acesso “milionário” para esta temporada 2020/21, o conjunto da Groupama Arena está a disputar a Liga Europa e ostenta legítimas aspirações a chegar longe na prova, ainda que a prioridade passe, claro está, por tentar terminar num dos primeiros três lugares por forma a estar na “liga milionária”.
Peter Bosz é o novo timoneiro da equipa que conta com o internacional português Anthony Lopes e, para já, a trajetória é de melhoria. Apesar de não ter vencido nenhum dos três primeiros compromissos nesta Ligue 1 2021/22 – Brest (1-1), Angers (3-0) e Clermont (3-3) -, o Lyon somou os três compromissos mais recentes por vitórias, ao bater o Nantes (0-1), o Estrasburgo (3-1) e, por fim, o Rangers (0-2), na última quinta-feira (16), para a Liga Europa. Na visita ao Ibrox, Bosz não procedeu a poupanças e o seu Lyon somou os primeiros três pontos na segunda competição de clubes mais importante da Europa. A equipa está motivada na antecâmara desta visita ao PSG e acredita que pode ser o primeiro conjunto a subtrair pontos aos comandados de Pochettino nesta Ligue 1 2021/22.
Léo Dubois, Thiago Mendes e Kadewere estão entregues ao departamento médico e não integram as escolhas pra este jogo. Damien da Silva volta às escolhas após ter cumprido suspensão e Xherdan Shaqiri, jogador que esteve em bom plano frente ao Estrasburgo, também deverá ser titular na frente, juntamente com Aouar e Ekambi.
Onze provável: Anthony Lopes, Gusto, Silva, Denayer, Emerson, Caqueret, Bruno Guimarães, Paquetá, Shaqiri, Aouar, Ekambi
Dica de Prognóstico
O PSG é naturalmente favorito à vitória neste encontro, mas o Lyon entrará em campo com a personalidade habitual, disposto a chegar-se à frente e criar perigo junto da baliza à guarda de Donnarumma. Assim, a expectativa é a de que tenhamos um encontro com alguns golos, mas a superior qualidade do PSG deverá ser suficiente para os parisienses darem continuidade ao percurso 100 por cento vitorioso nesta Ligue 1.