Portugal – Suécia (Liga das Nações)
A ausência de Cristiano Ronaldo devido ao facto de ter testado positivo à COVID-19 é a notícia que marca a antecâmara deste encontro entre Portugal e Suécia, válido pela quarta jornada da fase de grupos da Liga das Nações. Na ausência do capitão, os pupilos de Fernando Santos procuram segurar a liderança do grupo – partilhada com a França à entrada para esta jornada.
Análise Portugal
O capitão não vai a jogo. A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que Cristiano Ronaldo testou positivo à COVID-19 e, como tal, o astro português não poderá estar entre as escolhas de Fernando Santos para o encontro desta quarta-feira (14) frente à seleção sueca. A figura de proa da seleção nacional tornou-se, assim, no terceiro elemento a abandonar os trabalhos da seleção, uma vez que José Fonte e Anthony Lopes já tinham deixado a concentração por também terem testado positivo ao novo coronavírus.
Quanto ao jogo em si, a ausência de Cristiano Ronaldo em nada diminui o favoritismo da seleção portuguesa que dispõe de qualidade tanto em termos coletivos quanto individuais para somar a segunda vitória diante da formação do norte da Europa – a primeira, em Estocolmo, foi alcançado com dois golos de Ronaldo, astro português habituado a fazer estragos em solo sueco.
A seleção portuguesa prepara-se para medir forças com a equipa sueca na sequência de dois empates sem golos, um frente a Espanha, em encontro amigável, outro diante da congénere francesa, no Stade de France. Em Paris, a seleção portuguesa, personalizada e com apontamentos interessantes sobretudo na primeira parte, conseguiu “bater o pé” à campeã do mundo. Se no encontro com Espanha os dianteiros portugueses não chegaram ao golo mas atiraram por duas vezes aos ferros da baliza contrária, em França, também não foi por falta de ocasiões que a seleção não encontrou os caminhos para os golos. Fernando Santos deverá manter a aposta, restando saber quem substituirá Cristiano Ronaldo no onze inicial.
Onze provável: Rui Patrício, Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias, João Cancelo, Danilo, João Moutinho, Bruno Fernandes, Trincão, Diogo Jota, João Félix
Análise Suécia
A seleção da Suécia “respira de alívio” dada a ausência de Cristiano Ronaldo, mas a formação do norte da Europa sabe que não deixará de ter uma missão da mais elevada exigência pela frente. No encontro disputado na Friends Arena, há pouco mais de um mês, dois golos da autoria de Cristiano Ronaldo fizeram a diferença, isto numa partida em que os comandados de Janne Andersson deixaram uma pálida imagem, até porque ficaram reduzidos a dez unidades na ponta final da primeira parte.
As coisas não têm corrido nada bem à seleção sueca nesta Liga das Nações. Ao cabo de três jornadas, a nação do norte da Europa ocupa o último lugar do grupo sem qualquer ponto somado, marcou apenas um golo até então e leva cinco encaixados: sucumbiu tanto nas receções a França (0-1) e Portugal (0-2) quanto na visita à Croácia (2-1). A viver a era pós-Ibrahimovic, a seleção sueca possui unidades interessantes e talentosas como Forsber, Claesson e sobretudo Kulusevski, mas está claramente atrás de qualquer uma das restantes três seleções que integram este grupo, apresentando também muitos problemas no seu setor mais recuado.
Onze provável: Olsen, Lusting, Jansson, Lindelof, Augustinsson, Svensson, Ekdal, Forsberg, Kulusevski, Berg, Claesson
Dica de Prognóstico
A ausência de Cristiano Ronaldo poderá ter impacto direto na flutuação das odds com a subida dos valores que contemplem uma vitória portuguesa. A ausência do astro português não mexe com o favoritismo nacional à vitória aqui.