Portugal – Suécia (Amigável de Seleções)
A seleção portuguesa mede forças com a Suécia no primeiro encontro da dupla jornada de preparação para o Euro 2024. O encontro entre os eleitos de Roberto Martínez e os “Kronor” vai decorrer em Guimarães.
Análise Portugal
A seleção portuguesa cumpre, na “Cidade Berço”, o primeiro dos cinco encontros de preparação que tem em agenda antes da estreia na fase final do Euro 2024 – dois em março, três em junho, mês que assinala o início da competição. Suécia e Eslovénia serão as duas adversárias da equipa nacional nesta primeira dupla jornada, perspetivando-se que sejam os suecos a criar mais dificuldades à equipa portuguesa.
Até ver, a seleção nacional apresenta um percurso imaculado sob a égide de Roberto Martínez, uma vez que somou por vitórias os dez encontros que disputou de qualificação para o Euro 2024, apresentando ainda um impressionante registo de 36 golos marcados e dois sofridos – melhores registos tanto em termos ofensivos quanto defensivos da etapa com destino à prova que vai decorrer na Alemanha.
No lote de eleitos para os compromissos em causa, destaque para as estreias de Jota Silva e Francisco Conceição, sendo que, neste primeiro encontro ante a Suécia, Martínez não poderá contar com Cristiano Ronaldo, Diogo Dalot, João Cancelo, Danilo Pereira, Otávio, Rúben Neves, Vitinha e João Félix, elementos que só se vão juntar à comitiva para o encontro com a Eslovénia. Diogo Costa, lesionado, foi substituído por Samuel Soares na convocatória.
Ainda que estejamos a falar de um contexto de preparação para uma fase final, o início do Euro ainda está a três meses de distância e a lista de eleitos não se encontra completa para este duelo com a Suécia. Ainda assim, motivação não faltará aos elementos que forem a jogo, apostados em demonstrar a Martínez que podem ser opção.
Onze provável: José Sá, João Mário, Rúben Dias, Gonçalo Inácio, Toti Gomes, Palhinha, Bruno Fernandes, Matheus Nunes, Bernardo Silva, Rafael Leão, Gonçalo Ramos
Análise Suécia
A seleção sueca falhou redondamente no ciclo de apuramento para a fase final do Euro 2024 e terminou a respetiva participação no terceiro lugar do Grupo F, a dez pontos de distância da Bélgica e a nove da Áustria. A desilusão foi de tal ordem que Jan Andersson, selecionador desde 2016, encerrou o seu ciclo para dar lugar a Jon Dahl Tomasson, dinamarquês que se converteu no primeiro estrangeiro a assumir os destinos da seleção sueca e que cuprirá a sua estreia neste desafio, isto depois de ter estreado ao serviço do Blackburn Rovers nas últimas duas épocas desportivas.
Viktor Gyokeres, sobejamente conhecido pelo público português, é a principal referência da equipa, mas nem todas as virtudes residem nos pés do avanço sportinguista, já que Elanga, Forsberg e Isak, por exemplo, também poderão ser sérias ameaças à baliza nacional. De resto, na antevisão à partida, Roberto Martínez afirmou que as caraterísticas da linha mais avançada da equipa sueca foram motivo para o convite endereçado para este particular.
Onze provável: Robin Olsen; Emil Holm, Victor Lindelöf, Hjamar Ekdal e Gabriel Gudmundsson; Jens Cajuste; Anthony Elanga, Emil Forsberg e Jesper Karlstrom; Viktor Gyokeres e Alexander Isak.
Dica de Prognóstico
Ainda que não possa contar com boa parte dos jogadores que ainda virão a integrar a convocatória, o favoritismo não deixa de estar do lado das cores nacionais. Perspetiva-se um encontro com alguns golos.
Casas de Apostas com os melhores Bónus