Peru – Paraguai (Copa América 2021)
As seleções nacionais do Peru e do Paraguai dão o pontapé de saída na eliminatória dos quartos de final da Copa América 2021 ao início da noite da próxima sexta-feira, num jogo agendado para o relvado do Estádio Olímpico Pedro Ludovico, em Goiânia. A equipa orientada pelo selecionador Ricardo Gareca está em fase de renovação e chegou a esta competição após uma série de maus resultados, tendo conseguido recuperar o moral com uma boa campanha na fase de grupos. Pela frente, os peruanos terão agora a difícil equipa paraguaia, comandada pelo selecionador Eduardo Berizzo, que tem conseguido fazer a vida difícil a quase todos os adversários que se lhe atravessam pela frente.
Análise Peru
A seleção do Peru chegou a esta fase final da Copa América 2021 após uma série de vários jogos pouco conseguidos, tanto em termos de resultado final, como de imagem deixada em termos exibicionais. A verdade é que, no Grupo B, a equipa orientada pelo selecionador Ricardo Gareca deu boa conta do recado e até acabou como 2.ª classificada, com sete pontos, apenas atrás dos 10 do líder Brasil e com vantagem de três pontos para a Colômbia. Em quatro partidas, os peruanos somaram duas vitórias, um empate e apenas uma derrota, tendo marcado cinco golos e sofrido um total de sete vezes.
O início da aventura nesta que é a maior competição de seleções organizada pela CONMEBOL nem começou a correr de feição para o Peru, que perdeu na estreia com o Brasil de forma expressiva (0-4). Seguiu-se um desafio que se previa complicado com a Colômbia, mas a equipa peruana surpreendeu e acabou mesmo por somar a primeira vitória, por 2-1. À terceira jornada, o Peru dividiu os pontos em disputa com o Equador (2-2), numa partida equilibrada, acabando por fechar da melhor forma a fase de grupos, com triunfo perante a debilitada Venezuela (1-0).
Onze provável: Gallese – Trauco, Abram, Araujo, Corzo – Yotun, Tapia – Cueva, Peña, Carrillo – Lapadula
Análise Paraguai
A seleção do Paraguai tem vindo a apresentar uma qualidade de jogo bastante interessante desde que Eduardo Berizzo assumiu o cargo de selecionador nacional e conseguiu a qualificação na fase de grupos da Copa América sem problemas de maior. No Grupo A, o conjunto “guarani” acabou no 3.º lugar do quadro classificativo, com seis pontos, um a mais que o Chile, um a menos que o Uruguai e a quatro da líder Argentina. Nos quatro jogos realizados, o registo foi de duas vitórias, zero empates e duas derrotas, com cinco golos marcados e três golos sofridos.
Apesar de ter somado apenas metade dos 12 pontos possíveis na fase de grupos, antes destes quartos de final, o Paraguai vendeu sempre cara a derrota, cenário que aconteceu contra as seleções teoricamente mais fortes do Grupo A (0-1 com a Argentina, 0-1 com o Uruguai). Nas outras partidas, a Seleção Paraguaia somou os três pontos contra a Bolívia (3-1, na estreia) e frente ao Chile (2-0, ao terceiro jogo realizado).
Onze provável: Silva – Alderete, Alonso, Rojas, Espinola – Romero, Vilasanti, Giménez, Samudio – Avalos, Oscar Romero
Dica de Prognóstico
Num embate que decidirá quem continua em prova e quem vai para casa, a previsão é a de um jogo fortemente pautado pelo equilíbrio, com Peru e Paraguai a encaixarem taticamente na maior parte do tempo e a repartirem a superioridade nos restantes momentos do jogo. Ainda assim, o Paraguai tem dado mostras de ser uma equipa mais competente no momento da organização tático-defensiva, perante um Peru com problemas defensivos que lhe impedem de ser mais regular e constante nesta altura. Como tal, o empate não será um cenário a descurar nos 90 minutos, mas deverá ser a turma de Berizzo a conseguir criar as melhores oportunidades de golo. Desta forma, a melhor aposta será em Paraguai a vencer (Empate Anula), mercado avaliado com odds de 1.60 na casa de apostas Betclic.