Partizani Tirana – Qarabag (Liga dos Campeões)
A cidade de Tirana, capital da Albânia, recebe o pontapé de saída de um dos jogos relativos à primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, no caso, o embate entre Partizani e Qarabag.
O Partizani Tirana interrompeu uma longa seca com a conquista do título de campeão da Albânia na última temporada, terminando no topo da tabela classificativa com 70 pontos, mais 11 que o segundo colocado Perparimi Kukesi. Deste modo, a equipa albanesa assegurou o direito a estar na primeira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, regressando às provas europeias após uma época de interregno. De resto, a última experiência do Partizani nas provas continentais não correu bem, com dupla derrota às mãos do Botev Plovdiv da Bulgária na primeira pré-eliminatória da Liga Europa.
Campeão albanês em 16 ocasiões e vencedor de 15 edições da Taça, o Partizani é o terceiro clube mais titulado do país. O Skenderbeu tem sido a principal força albanesa nos últimos anos – chegou a defrontar o Sporting na Liga Europa – e, na última época, o Partizani foi capaz de conquistar um título que lhe fugia desde 1992/93.
Olhando para o quadro de equipas presentes nesta primeira pré-eliminatória, o Partizani figura como uma das mais inexperientes a nível das provas europeias.
Onze provável: Xhika, Trashi, Belica, Bitri, Cordeiro, Romero, Hyseni, Mala, Mensah, Asani, Ekuban
O Qarabag (ou Karabakh) tem dito “presente” na cena europeia ao longo dos últimos anos, sobretudo em fases preliminares. Na época 2018/19, depois de ter caído na fase preliminar da Liga dos Campeões, o conjunto do Azerbaijão chegaria mesmo à fase de grupos da Liga Europa, integrando o grupo E da prova juntamente com Arsenal, Sporting e Vorskla Poltava. O desfecho, esse, não foi o melhor, dado que se despediu na fase de grupos com apenas três pontos conquistados e o último lugar da respetiva chave.
Em termos domésticos, o Qarabag prolongou a sua hegemonia ao carimbar a conquista daquele que foi o seu sexto título consecutivo de campeão do Azerbaijão.
A formação orientada por Qurban Qurbanov conta com algumas unidades interessantes e apresenta muito maior experiência que o Partizani a este nível, factor que pode fazer toda a diferença, daí que o favoritismo relativo ao acesso à próxima fase esteja todo do lado do Qarabag. A tarefa poderá até ser difícil nesta primeira mão tal como as odds sugerem, mas dificilmente o Qarabag deixará o acesso à próxima fase fugir, ainda para mais tendo a possibilidade de disputar a segunda mão em Baku, no estádio que foi palco da final da última edição da Liga Europa entre Chelsea e Arsenal.
Onze provável: Vagner, Aílton, Sadyqov, Huseynov, Medvedev, Slavchev, Richard, Míchel, Quintana, Zoubir, Abdullayev
A responsabilidade está toda do lado do Qarabag que deverá avançar na eliminatória sem passar por grandes percalços.