Palmeiras – Grémio (Copa do Brasil)
A 90 minutos da glória. Após a conquista da Libertadores, Abel Ferreira quer dar a segunda grande alegria da temporada aos “torcedores” do Palmeiras e vencer a final da Copa do Brasil frente ao Grémio. O “Verdão” chega a esta segunda mão em vantagem.
Análise Palmeiras
Um golo da autoria de Gustavo Gómez na visita a Porto Alegre coloca o Palmeiras em vantagem na decisão da Copa do Brasil, disputada a duas mãos. Na visita a Porto Alegre, o central paraguaio fez o placard mexer aos 32 minutos e o resultado não mais se alterou, pese embora o facto de o Palmeiras ter ficado reduzido a dez unidades à passagem do minuto 64. Os comentadores brasileiros catalogam o Palmeiras como “time copeiro” pela resiliência que tem exibido em clima de decisão e agora é hora de demonstrá-lo uma vez mais. A vantagem está do lado da equipa Paulista que se prepara para disputar esta segunda mão no “seu” Allianz Parque e entra em cena ciente de que um empate é quanto basta para colocar as mãos no troféu.
Face à vantagem que possui, o Palmeiras deverá entrar em cena mais comedido e sobretudo apostado em manter a consistência atrás, à imagem do que fez no primeiro jogo. O plantel testou todo negativo à COVID-19 e, em relação ao primeiro encontro, a principal mudança terá que ver com a entrada de Empereur para o lugar do castigado Luan. O Palmeiras procurará fechar os caminhos para a sua baliza, exercerá forte marcação e, considerando a necessidade adversária de chegar ao golo, procurará jogar no erro adversário e tirar partido daquela que é uma das suas principais armas: a transição ofensiva, atuando por isso de forma mais reativa.
Onze provável: Paulo Victor, Victor Ferraz, Paulo Miranda, Kannemann, Diogo Barbosa, Matheus Henrique, Maicon, Jean Pyerre, Alisson, Pepê, Diego Souza
Análise Grémio
Marcar ou marcar. O Grémio viaja até ao Allianz Parque ciente de que está obrigado a marcar para tentar garantir a sexta edição da Copa do Brasil na sua história. A formação de Porto Alegre não conseguiu chegar ao golo no primeiro encontro mesmo depois de ter jogado durante quase meia hora em superioridade numérica e agora está obrigada a correr atrás do prejuízo em solo paulista. Dadas as circunstâncias, o conjunto de Porto Alegre precisa de assumir os destinos da partida, partir para cima do Palmeiras e, sobretudo, fazer muito melhor que na primeira mão.
O “Tricolor das Pampas” deverá ir arriscando mais à medida que o relógio for avançando (caso o resultado não lhe seja favorável) e as suas esperanças residem em Diego Souza e sobretudo Pepê, reforço do Porto para a próxima temporada que quer fazer a diferença a favor da formação de Renato Portulappi. Por outro lado, o Grémio não pode descurar as suas tarefas defensivas, sobretudo a capacidade de resposta às transições rápidas que a equipa palmeirense deverá procurar encetar.
Onze provável: Weverton, Marcos Rocha, Empereur, Gómez, Felipe Melo, Viña, Veiga, Zé Rafael Rony, Wesley, Luiz Adriano
Dica de Prognóstico
O equilíbrio deverá imperar num encontro que se antevê fechado, com muita luta pela posse e alguns nervos à mistura, próprios de uma decisão. Assim, apontamos à possibilidade de o encontro ter poucos golos.