Palmeiras – Figueirense (Brasileirão Série A)
A derrota averbada na última jornada não afastou o Palmeiras da liderança do Brasileirão, prova que encabeça com 22 pontos conquistados ao cabo de 11 jogos. Na sequência da inesperada derrota em casa do Cruzeiro, o “Verdão” regressa ao seu “cofre forte” e quer impor-se diante do Figueirense, equipa cujo lugar que ocupa na tabela não reflete os perigos que poderá causar ao Palmeiras.
A 11ª jornada assinalou o regresso do Palmeiras às derrotas, depois de uma série de seis jornadas ao longo da qual conquistou cinco triunfos e empatou uma vez. Na deslocação a Minas Gerais para defrontar o Cruzeiro de Paulo Bento, o Palmeiras perdeu (2-1) mas manteve a liderança, uma vez que o Internacional de Porto Alegre foi surpreendido em casa pelo Botafogo. Na receção ao Figueirense, os comandados de Cuca querem regressar aos triunfos para se manterem o registo caseiro 100 por cento vitorioso. No Allianz Parque, o “Verdão” tem somado sucesso atrás de sucesso e isso é notório na confiança com que aborda cada jogo. O desaire às mãos do Cruzeiro não altera os índices de motivação da equipa, que está empenhada em demonstrar que não passou de um erro e percurso que urge corrigir na receção ao Figueirense. Nos últimas duas ocasiões em que jogou em casa, o Palmeiras mediu forças com Santa Cruz (3-1) e América Mineiro (2-0), vencendo em ambas as ocasiões por uma margem superior a um golo de diferença. Em quatro dois seis jogos que disputou em casa, o Palmeiras fez pelo menos um golo nos primeiros 45 minutos.
A lista de indisponíveis para este jogo é extensa. Arouca, Lucas Barrios, Alecsandro e Gabriel são baixas confirmadas. Edu Dracena, Jean, Mousés, Allione e Zé Roberto estão em duvida, embora os três primeiros estejam na calha para ser opção.
Onze Provável: Fernando Prass, Jean, Vitor Hugo, Edu Dracena, Egídio, Moisés, Tchê, Cleiton Xavier, Guedes, Dudu, Jesus
O 14º lugar que o Figueirense ocupa à entrada para esta jornada pode não indicar nesse sentido, mas estamos perante uma equipa que tem conseguido causar problemas a adversários que lutam pelos postos cimeiros da tabela classificativa.A formação de Florianópolis costuma ser muito mais perigosa no Orlando Scarpelli, reduto em que conquistou 12 dos 14 pontos que possui, mas o facto de já ter vencido São Paulo, Flamengo e Internacional deixa o Palmeiras em alerta. Sem perder há três jogos, o Figueira venceu o Internacional (3-2) e empatou sem golos diante de Botafogo e Coritiba – Rafael “He-Man” Moura, principal referência ofensiva, não defrontou o “Fogão”. Com 10 golos consentidos nas 11 primeiras rondas, só o Santos tem um registo defensivo melhor que o do Figueirense, equipa que ainda não consentiu qualquer derrota por uma margem superior a um golo.
Elicarlos foi admoestado com o terceiro cartão amarelo na última jornada e não está disponível para o encontro no Allianz Parque, com Ferrugem a surgir como presumível substituto no onze inicial. Em duvida, Lins deverá ser rendido por Ermel, enquanto que Nirley, Everton Santos e Carlos Alberto continuam entregues aos cuidados do departamento médico.
Onze Provável: Fernández, Ayrton, Barbosa, Alves, Pedroso, Caucaia, Ferrugen, Bady, Ermel, Dudu, Rafael Moura
A derrota frente ao Cruzeiro não reduz o favoritismo do Palmeiras à entrada para esta partida, empenhado em defender a liderança da pauta classificativa. Diante do Figueirense, o emblema de São Paulo quer voltar a dar uma prova de força nos jogos em casa, conquistando nova vitória de modo convincente. Nas últimas três ocasiões em que as duas equipas se defrontaram no Allianz Parque, o Palmeiras venceu sempre o Figueirense. O favoritismo volta a esta do lado dos homens de Cuca, que se têm apresentado particularmente confiantes sempre que jogam em casa.