Paços de Ferreira – Rio Ave (Liga NOS)
O Rio Ave realiza uma curta deslocação até ao estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, na penúltima jornada da Liga NOS 2017/18. Os donos da casa querem vencer para continuarem a lutar pela permanência. A derrota na deslocação ao Bessa para medir forças com o Boavista fez com que o Paços de Ferreira caísse para a zona de despromoção. Neste momento, os “Castores” levam 29 pontos conquistados, tantos quanto o Vitória de Setúbal, menos um que o Feirense e menos dois que o Desportivo das Aves. Olhando para o quadro geral, a equipa pacense tem condições para assegurar a permanência, mas não pode colocar outro objetivo que não o da conquista de duas vitórias nas rondas que faltam.
A equipa treinada por João Henriques atravessa uma fase negativa: não vence há quatro jornadas e averbou três derrotas nesta sequência frente a Sporting (2-0), Braga (1-5) e Boavista.
Dos 29 pontos que o Paços contabiliza, 23 foram amealhados a jogar em casa. A formação da “Capital do Móvel” quer voltar a fazer valer esse factor e, em situação de aperto, terá que se transcender para alcançar um resultado positivo.
Mário Felgueiras (lesionado) e Rúben Micael (suspenso) são as duas principais baixas na equipa local.
Onze Provável: Defendi, João Góis, Miguel Vieira, Rui Correia, Filipe Ferreira, Gian, Assim, Pedrinho, Xavier, Mabil, Phellype
O Rio Ave quer defender o quinto posto da tabela classificativa nestas últimas duas rondas da Liga NOS 2017/18 e até poderá conseguir cumprir esse mesmo objetivo a duas jornadas do fim, dependendo simultaneamene do resultado que o Marítimo alcançar na visita a Chaves. Neste momento, os insulares têm três pontos de desvantagem em relação à equipa de Vila do Conde.
A formação vilacondense encara esta partida na sequência de uma polémica vitória em casa frente ao Desportivo de Chaves que pôs fim a um ciclo de três jogos sem vencer. Longe do estádio dos Arcos, o registo recente do Rio Ave não é nada animador. O último triunfo na condição de visitante remonta a janeiro, na deslocação até Lisboa para enfrentar o Belenenses. O Rio Ave vem de uma série de sete derrotas consecutivas fora de portas, sendo que se deslocou ao terreno dos “três grandes” nesta sequência. Nos últimos 450 minutos de futebol, o Rio Ave só marcou um golo a jogar fora de casa e sofreu pelo menos dois golos em seis dos últimos sete jogos que disputou fora de casa.
Francisco Geraldes é baixa confirmada por castigo. O médio emprestado pelo Sporting é uma ausência de peso na equipa do Rio Ave.
Onze Provável: Cássio, Lionn, Monte, Marcão, Ribeiro, Pelé, Tarantini, Novas, Nuno Santos, Diego Lopes, Hélder Guedes
O Paços de Ferreira precisa de bater o Rio Ave neste desafio. Embora a equipa vilacondense seja mais forte no plano teórico, os “Castores” deverão conseguir levar a melhor.