Olympiacos – Barcelona (Euroleague)
Numa semana cheia de grandes encontros, a partida entre Olympiacos e Barcelona será a de maior importância na definição de posições no topo de um grupo do Top 16. Ao fim de duas jornadas, o conjunto grego já sofreu uma derrota, enquanto os catalães venceram ambos os jogos. Com a equipa do Olympiacos a procurar esquecer a derrota sofrida em Milão, na passada semana, veremos se o Barcelona tem realmente condições para segurar a sua posição de favorito.
Dúvida central na análise à equipa do Olympiacos: deveremos dar mais importância às 11 vitórias consecutivas na presente Euroleague ou à pesada derrota por 30 pontos sofrida às mãos do EA7 Emporio Armani Milan? Analisando cuidadosamente o que aconteceu na semana passada, pode ver-se que os gregos perderam o jogo no lançamento exterior, onde, ao contrário do que é imagem de marca do Olympiacos, os gregos falharam rotundamente. Com apenas 3 triplos concretizados, e sobretudo com um 2º e 3º período muito mau, o Olympiacos viu-se com uma larga desvantagem perante o conjunto milanês e sem ânimo para recuperar desse resultado. No entanto, é quase certo que esta é a exceção na carreira dos gregos. Vassilis Spanoulis não sabe o que é fazer dois jogos maus consecutivamente e com o fortalecer do seu plantel, o técnico Georgios Bartzokas apresenta mais e melhores opções para fazer frente aos desafios desta competição.
Para o Barcelona, esta viagem surge como um teste importante à sua capacidade de lutar por um lugar na Final Four. A equipa catalã vive uma crise interna, com problemas com alguns jogadores, pelo que a ausência de Juan Carlos Navarro não é boa notícia. No entanto, o lançador já não jogou na semana passada, frente ao Fenerbahce, e ainda assim o conjunto catalão alcançou uma vitória. Brad Oleson e Marcelinho Huertas viram crescer o seu tempo de utilização e, também, a importância das suas ações na equipa, pelo que Xavi Pascual poderá sossegar quanto à capacidade dos seus jogadores. Erazem Lorbek não está, ainda, ao nível que nos havia habituado no passado, e o papel de jogadores como Jacob Pullen, Marko Todorovic e Maciej Lampe continua a levantar dúvidas, já que apesar de todos eles poderem acrescentar algo à capacidade dos catalães, o treinador parece não ser da mesma opinião. Finalmente, haverá a curiosidade de assistir ao regresso de Kostas Papanikolaou a “casa”, para defrontar a sua antiga equipa. O extremo grego continua a ser um dos jogadores de relevo na Euroleague e poderá aproveitar a oportunidade para deixar uma marca entre os seus.
Os encontros passados são claramente favoráveis ao FC Barcelona, que venceu sete dos últimos nove jogos frente ao Olympiacos, disputados desde 2005.
No entanto, a jogar fora de casa e tendo em conta as condicionantes das últimas semanas em Barcelona e da última semana para a equipa do Olympiakos, o favoritismo estará, agora, do lado da equipa grega, que não deverá deixar escapar a hipótese de defender o seu pavilhão como uma visita bem complicada para todos os outros concorrentes ao título que, por enquanto, ainda pertence à equipa de Atenas.
A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus