Nápoles – Spezia (Taça de Itália)
O Nápoles e o Spezia medem forças esta terça-feira no Estádio San Paolo, em Nápoles, num embate a contar para os oitavos de final da Taça de Itália. O Nápoles chega aqui depois de uma vitória arrancada a ferros no fim-de-semana, com a recepção à Sampdoria, e com Lorenzo Tonelli a dar os 3 pontos à equipa com um golo ao cair do pano. Os Azzurri precisam de vencer esta partida de modo a chegarem aos quartos de final. Já o Spezia voltou a empatar a zero na última jornada da Serie B, somando o 5º empate nos últimos 7 jogos consecutivos, contando com um deles para a Taça de Itália.
O Nápoles prepara-se então para o primeiro encontro da temporada da Taça de Itália, uma prova que já venceu por duas vezes desde o início da década, em 2011/12 e 2013/14, contabilizando 5 títulos nesta competição. A contar com a Liga dos Campeões, prova onde irá defrontar o Real Madrid nos oitavos de final, esta equipa comandada por Maurizio Sarri chega aqui sem provar o sabor da derrota em nenhum dos últimos 11 jogos consecutivos, ainda que para vencer na última jornada do campeonato italiano tenha sofrido até ao último minuto, com Tonelli a apontar o golo da vitória aos 5 minutos de descontos.
Apesar desta ser a equipa que mais golos marca no campeonato italiano, a sua organização defensiva não tem sido a melhor já que concederam 7 golos nos últimos 3 jogos consecutivos, valendo-lhes o facto de terem apontado 10 no processo. É mais que visível que existe uma grande discrepância entre as duas equipas, com o Nápoles a apresentar jogadores de classe mundial, de grande qualidade e talento, já para não falar que dentro de portas perderam apenas 1 embate dos 10 disputados no campeonato italiano, vencendo 7 e empatando os restantes 2, com parciais de 24 golos marcados e 12 golos sofridos. A turma de Maurizio Sarri normalmente dá muita importância à Taça de Itália, sendo então de prever que vejam a vitória como um resultado imperativo.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Nápoles apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Benfica, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 0-5 em terreno do Cagliari, uma vitória por 5-3 na recepção ao Torino, um empate por 3-3 em terreno da Fiorentina, e na última jornada, uma vitória por 2-1 na recepção à Sampdoria. Milik, lesionado, e Koulibaly, Ghoulam e Kaddouri, ao serviço das respectivas selecções, são baixas confirmadas.
Onze Provável: Reina – Hysaj, Tonelli, Chiriches e Strinic – Jorginho, Hamsik e Allan – Giaccherini, Pavoletti e Roberto Insigne.
O Spezia, por sua vez, para chegar a estes oitavos de final teve que eliminar equipas como o Modena, Udinese e Palermo, na 2ª, 3ª e 4ª eliminatórias, respectivamente, voltando assim a mais uma luta por uma competição que nunca conseguiu conquistar em toda a história do clube. Nos últimos 11 anos o mais longe que o Spezia conseguiu chegar foram os quartos de final, na última temporada, onde foi posto fora pelo Alessandria.
Esta equipa comandada por Domenico Di Carlo ocupa o 10º lugar na tabela de classificação geral da Serie B com 28 pontos, vendo os lugares de acesso ao play-off de promoção apenas a 1 ponto, mas precisando de melhorar as suas performances se realmente pretendem lá chegar, já que venceram apenas 1 dos últimos 6 jogos consecutivos do campeonato, embora tenham empatado 4. Esta é uma equipa que poderá mesmo provocar algumas dificuldades ao Nápoles em conseguir marcar golos, já que é um conjunto que defende muito bem, apresentando a 2ª defesa menos batida da Serie B. Contudo, o maior problema do Spezia encontra-se no poder ofensivo, já que apresenta um ataque muito pouco capaz com uma média inferior a 1 golo marcado por jogo, o 5º ataque mais ineficaz do campeonato.
Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Spezia apresenta um histórico de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 na recepção ao Frosinone. Seguiu-se uma derrota por 2-1 em terreno do SPAL 2013, uma vitória por 2-1 na recepção Perugia, um empate por 0-0 em terreno do Pisa, e na última jornada, um empate por 0-0 na recepção ao Vicenza. Pulzetti, castigado, é baixa confirmada.
Onze Provável: Chichizola – Valentini, Terzi, Migliore e De Col – Errasti, Deiola e Maggiore – Piccolo, Granoche e Báez.
O Nápoles venceu os únicos 2 confrontos directos disputados desde sempre.
Napoli | 3-1 | Spezia |
Serie B 2006/07
|
Spezia | 0-1 | Napoli |
Serie B 2006/07
|
A jogar em casa e com um plantel mais talentoso e de maior qualidade, o Nápoles não deverá ter dificuldade em seguir na prova, ainda que o Spezia possa oferecer alguma dificuldade à equipa da casa em marcar golos, embora não deva oferecer qualquer resistência no ponto de vista ofensivo.