Montenegro – Sérvia (UEFA Nations League)
O Montenegro e a Sérvia encontram-se esta quinta-feira no Podgorica City Stadium, num desafio a contar para a 3ª jornada do Grupo 4 da Liga das Nações C. Montenegro chega aqui num momento positivo de forma desde o início do ano, conseguiu mesmo vencer a Lituânia no último desafio do agrupamento, Do outro lado, e com os mesmos pontos, chega uma Sérvia que é forte candidata a terminar como líder de agrupamento, tendo em conta o lote de bons jogadores com que conta seu seio.
Montenegro ocupa a liderança deste Grupo C com 4 pontos, tal como este seu adversário, graças a uma vitória e um empate, mas com melhor registo de golos, uma vez que conta com 2 golos marcados e nenhum golo sofrido. Os montenegrinos atravessam uma boa fase desde o início de 2018, contabilizando já 6 jogos disputados onde perderam apenas uma vez, começando por somar 3 empates consecutivos, contra o Chipre (0-0), Turquia (2-2) e Bósnia Herzegovina (0-0), perdendo depois contra a Eslovénia (0-2).
Depois destes quatro amigáveis, Montenegro disputou então dois desafios para este Grupo 4, empatou primeiro em casa da Roménia (0-0), e depois venceu na recepção à Lituânia (2-0). Desta selecção destacam-se poucos nomes conhecidos na Europa, sendo o guarda-redes Petkovic, do Lorient, o experiente defesa Stefean Savic do Atlético de Madrid, o médio Nikola Vukcevic, ex-Braga e actual Levante, e o avançado Jovetic, do AS Monaco, os jogadores que, teoricamente, são mais talentosos e que contam com maior ritmo competitivo. Os montenegrinos enfrentam aqui o seu vizinho, e vencer aqui é imprescindível para se isolarem no topo do Grupo. Montenegro está ainda por conceder o primeiro golo na competição.
Onze Provável: Petkovic – Stojkovic, Simic, Savic e Tomasevic – Kosovic e Vukcevic – Jankovic, Ivanic e Jovovic – Jovetic.
A Sérvia, por sua vez, é 2º classificado também com 4 pontos, graças a uma vitória e um empate, mas com parciais de 3 golos marcados e 2 golos sofridos. A Sérvia, ao contrário do seu adversário, conseguiu fazer parte dos qualificados ao Mundial 2018, e até entrou bem na prova ao vencer o primeiro jogo do Grupo, por 1-0 diante da Costa Rica, mas acabou por perder os restantes dois, contra a Suíça por 2-1 e depois contra o Brasil por 2-0, não conseguindo então seguir em frente.
Desde aí que as Águias disputaram dois jogos, ambos nesta competição, onde começaram por vencer em terreno da Lituânia por 0-1, e depois empataram por 2-2 na recepção à Roménia. A Sérvia conta com um lote de bons jogadores, onde sobressaem nomes como os talentosos, e jovens, defesas Milenkovic (Fiorentina) e Veljkovic (Werder Bremen), os médios Tadic (Ajax), Ljajic (Besiktas), Kostic e Maksimovic (ambos do Frankfurt), Zivkovic (Benfica), Milinkovic-Savic (Lazio), entre outros, e o ponta de lança Mitrovic, (Fulham). Duas baixas de peso, ambos lesionados, são o capitão Kolarov e o médio, e vice-capitão, Matic. Vencer em território vizinho não só seria bom para a moral dos jogadores, como também deixaria a Sérvia bem colocada no topo da tabela deste agrupamento.
Onze Provável: Dmitrovic – Rukavina, Veljkovic, Spajic e Kolarov – Lukic e Maksimovic – Ljajic, Milinkovic-Savic e Tadic – Mitrovic.
Este será o primeiro confronto directo entre as duas selecções. Apesar de apresentar um lote de experientes e talentosos, acreditamos que a Sérvia poderá ter algumas dificuldades a actuar no terreno de um Montenegro em bom momento de forma. Atendendo à forma das duas equipas, este é um jogo onde, apesar da Sérvia ter qualidade suficiente para evitar a derrota, deverão surgir alguns golos.