Moldávia – França (Euro 2020)
A selecção da Moldávia recebe a actual Campeã do Mundo em título esta sexta-feira no Zimbru Stadium, num desafio a contar para a 1ª jornada do Grupo H da fase de qualificação ao Euro 2020. A Moldávia tenta mais uma vez a sua sorte na fase de qualificação ao um Campeonato da Europa, mas teve azar com o adversário na jornada inaugural da prova. Do outro lado chega uma França que não surpreendido desde que venceu o Mundial 2018, e desiludiu na Liga das Nações da UEFA.
A Moldávia nunca, em toda a sua história, conseguiu a qualificação a um Campeonato da Europa, nem a um Campeonato do Mundo, voltando então a tentar aqui a sua sorte. Nem mesmo na Liga das Nações da UEFA os moldavos conseguiram sair do Grupo D, o último grupo da prova. Esta selecção conta já com um jogo amigável disputado este ano, onde perdeu contra o Cazaquistão (1-0) em finais de Fevereiro, uma derrota que pôs fim a um registo de 5 jogos consecutivos sem perder, onde venceu dois jogos pelo meio.
Existem apenas dois elementos desta selecção que representam equipas de uma das principais cinco ligas europeias, ambos em Itália, sendo estes o médio Artur Ionita, do Cagliari, e o avançado Vitalie Damascan, do Torino. Esta recepção à actual campeã do Mundo em título nunca vem em boa hora, e o melhor que a equipa pode fazer é adoptar uma postura defensiva e tentar ao máximo afastar os franceses da sua baliza, já que um empate aqui, apesar de ser sonhar demasiado alto, teria gosto a vitória.
Onze Provável: Koselev – Jardan, Posmac, Epureanu e Reabciuk – Ionita e Carp – Antoniuc, Cociuc e Ginsari – Damascan.
A França, por sua vez, sagrou-se Campeã do Mundo depois de vencer o Mundial 2018 na Rússia, mas ficou aquém das expectativas nos seus seguintes desafios, vencendo apenas 3 dos 6 que disputou desde então, e não conseguindo sequer o acesso às meias-finais da Liga das Nações, ficando em 2º lugar no Grupo 1, atrás da Holanda e à frente da Alemanha. Depois de provar o sabor da derrota contra a Holanda (2-0), a única derrota desde Março de 2018, a França foi vencer o Uruguai (1-0) num jogo amigável em Novembro, não voltando a disputar nenhum encontro desde aí.
A França possui um dos planteis mais talentosos do planeta, com o seleccionador Didier Deschamps a ter ao seu dispor uma vaga lista de elementos extremamente talentosos. Martial está de fora para aqui, lesionado. Umtiti tem sido alvo de várias lesões ao longo desta temporada, e Kimpembe poderá ser opção caso Deschamps decida que o defesa do Barcelona não está apto. Giroud também não tem usufruído de muitos minutos de jogo, mas costuma ser sempre primeira opção na selecção.
Onze Provável: Lloris – Pavard, Varane, Umtiti e Digne – Kanté e Pogba – Mbappé, Griezmann e Matuidi – Giroud.
A discrepância de talento individual e colectivo entre estas duas selecções é abismal, e apesar da França não andar a convencer recentemente, qualquer resultado que não seja uma vitória bem confortável dos franceses será uma surpresa.