Manchester City – Bournemouth (Premier League)
A ronda 36 da Premier League 2019/20 dita um “mano a mano” entre Manchester City e Bournemouth no Etihad. Os donos da casa preparam-se para cumprir o último ensaio antes da importante meia-final da FA Cup frente ao Arsenal, ao passo que o Bournemouth luta desesperadamente pela manutenção.
Análise Manchester City
A três jornadas do fim, o Manchester City já tem a sua situação classificativa resolvida. Os “Sky Blues”, destronados pelo Liverpool, vão terminar no segundo posto da pauta classificativa. O foco volta-se agora para a disputa da FA Cup e, no mês de agosto, para a segunda mão dos “oitavos” da Liga dos Campeões, a discutir com o Real Madrid. Esta quarta-feira (15), a três dias do embate com o Arsenal para a Taça, o City deverá ir a jogo com uma mão cheia de alterações, dado que este encontro está longe de ser prioritário para as suas cores. Sublinhe-se, no entanto, que as prováveis alterações não mexem com o favoritismo dos “Citizens” no que à conquista da vitória diz respeito.
Em oito jogos disputados após a interrupção, o Manchester City venceu seis vezes e perdeu apenas duas, uma diante do Chelsea (2-1), outra às mãos do Southampton (1-0). Os últimos dois encontros culminaram com goleadas por cinco bolas a zero frente a Newcastle e Brighton, dois encontros em que Pep Guardiola promoveu mudanças na equipa sem prejuízo em termos de rendimento. A superioridade do City é inquestionável, independentemente da versão em que se apresente, sendo que os jogadores convocados de tudo farão para demonstrarem que podem assumir a titularidade nos duelos decisivos da FA Cup e da Liga dos Campeões.
Onze provável: Ederson, Cancelo, Stones, Otamendi, Zinchenko, Fernandinho, Silva, Gundogan, Foden, Sterling, Jesus
Análise Bournemouth
O Bournemouth ainda vê a “luz ao fundo do túnel”. Uma improvável goleada aplicada ao Leicester City por quatro bolas a uma relança os “Cherries” na luta pela sobrevivência, sendo que Watford e West Ham estão a três pontos de distância (que, na prática, são quatro derivado da desvantagem em relação a ambos no confronto direto). Numa altura em que faltam disputar apenas nove, as odds não abonam a favor da possibilidade de o Bournemouth continuar entre a elite, mas a equipa comandada por Eddie Howe tem que acreditar que é possível até final.
O triunfo conquistado na receção ao Leicester City (4-1) é caso único neste período pós-interrupção. Nos cinco encontros anteriores, o Bournemouth sucumbiu às mãos de Crystal Palace (0-2), Wolves (1-0), Newcastle (1-4) e Manchester United (5-2) e empatou na receção ao Tottenham (0-0). Os quatro pontos conquistados nos últimos dois desafios galvanizam a equipa para esta reta final, perspetivando-se no entanto que consiga alcançar algo de positivo neste embate com o City. Nos dois jogos seguintes, frente a Southampton e Everton, conjuntos teoricamente mais fortes mas com as suas situações já definidas, as hipóteses de sucesso crescem exponencialmente.
O Bournemouth precisa de fazer pela vida no Etihad e, para almejar algo de positivo, importa manter a consistência atrás. Os “Cherries” possuem a terceira defesa mais batida da Premier (60 golos sofridos), registo que é tudo menos animador na antecâmara de um embate com uma equipa como este City, tão bem apetrechada na frente de ataque.
Onze provável: Ramsdale, Stacey, Cook, Kelly, Rico, Billing, Lerma, Brooks, Stanislas, Wilson, Solanke
Dica de Prognóstico
Os dianteiros do Manchester City têm estado de “mira afinada”. Frente a uma equipa tão permeável defensivamente quanto o Bournemouth, perspetiva-se que ambas as equipas consigam marcar.