Managua – Jalapa (Primera Nacional)
Líder da pauta classificativa da fase regular do Clausura nicaraguense, o Managua enfrente o Jalapa na jornada 17 da competição. Em ronda marcada pelo duelo entre os concorrentes diretos Estelí e Diriangen, o Managua não quer perder a oportunidade de dar continuidade à boa campanha que está a rubricar e dilatar a vantagem.
Líder com cinco pontos de avanço em relação ao Esteli e ao Diriangen, emblemas que se defrontam nesta ronda 17, o Managua tem tudo para terminar a fase regular do Clausura nicaraguense no primeiro posto. Finalista vencido do Apertura, o Managua tem estado a bom nível nesta segunda fase da época e nas 16 jornadas já disputadas leva 11 vitórias, três empates e duas derrotas, ostentando o terceiro melhor registo em termos ofensivos (26 golos marcados) e quarto melhor do ponto de vista defensivo (14 sofridos).
À entrada para o oitavo jogo em casa neste Clausura, o Managua ainda não sabe o que é perder nos seus domínios – leva seis vitórias e apenas um ponto, tendo encontrado os caminhos para as redes adversárias em 17 ocasiões e sofrido apenas sete tentos. O Estelí (1-1) foi o único adversário capaz de pontuar no terreno do Managua até então. Com quatro vitórias nos últimos cinco encontros caseiros, o Managua encara o Jalapa na sequência de uma vitória por uma bola a zero frente ao Sabanas.
Considerando os últimos cinco encontros, o Managua é a segunda equipa que mais pontuou com 11 pontos conquistados em 15 possíveis, registo apenas superado pelo do Ferretti (12) que no entanto averbou um desaire na sequência em causa. Há dez jogos oficiais que o Managua não perde, desde o surpreendente desaire às mãos do Ocotal (3-1).
Onze provável: Méndez, Fuentes, Cutiño, Quinto, Peralta, Serapio, Christiano, Pablo Gállego, Báez Cano, De Trinidad, Félix
Atualmente no quinto posto da pauta classificativa, o Jalapa tem “trepado” na classificação ao longo das últimas rondas e é, considerando a quantidade de pontos somada nas últimas cinco jornadas, a quarta equipa em melhor forma neste Clausura nicaraguense graças aos oito pontos conquistados em 15 possíveis, embora não vença há três jogos. Após os triunfos frente a Juventus Mangua (2-0) e Ocotal (1-2) no início do mês de abril, o Jalapa perdeu na receção ao Chinandega (0-1) e nos últimos dois jogos somou empates frente ao Sabanas (0-0) e ao Diriangen (0-0), pontos preciosos para a lutar por um lugar no “top 6”. Apesar da recente ascensão, o Jalapa, equipa com pior registo ofensivo (15 golos marcados) de entre os atuais seis primeiros colocados, tem denotado alguns problemas na hora de atacar a baliza adversária, tanto que não encontra os caminhos para as redes contrárias há 270 minutos. Dadas as circunstâncias, não é de admirar que estejamos a falar de uma equipa cujos jogos em que está envolvida costumam ter menos golos: quatro dos últimos cinco encontros em que o Jalapa esteve envolvido tiveram menos de três golos.
Onze provável: Bautista, Mondragón, Gabriel, García, Colindres, M. Medina, Briones, Cruz, Pabón, G. Medina, Centeno
O Managua é amplamente favorito para este desafio e deverá assumir a iniciativa desde os primeiros instantes. O Jalapa, por seu turno, tentará ser tão consistente a nível defensivo quanto nos últimos desafios para conquistar algo de positivo.