Mallorca – Leganés (La Liga)
Adversários diretos na luta pela permanência, Mallorca e Leganés encontram-se esta sexta-feira (19) em território insular. Ambas as equipas perderam os desafios já disputados após a retoma e seguem em zona de despromoção.
Análise Mallorca
O Mallorca sobe ao relvado do Iberostar dois pontos abaixo da linha de perigo, no antepenúltimo lugar da tabela classificativa com 25 pontos somados em 29 desafios. O conjunto insular regressou à ação com um encontro de exigência máxima, caindo às mãos do líder Barcelona por quatro bolas a zero. Já a meio da semana (16) que agora finda, o Mallorca foi ao La Cerâmica perder por uma bola a zero com o Villarreal, resultado pouco fiel ao que se passou ao longo dos 90 minutos. Os maiorquinos apresentaram-se nos arredores de Valência em bom plano, dispuseram de tantas ou mais ocasiões claras para marcar que a formação local e, sobretudo por aquilo que produziram no segundo tempo, poderiam perfeitamente ter alcançado outro resultado. Os comandados de Vicente Moreno voltaram a não pontuar e a não marcar, mas deixaram bons apontamentos frente a um adversário com ambições superiores. O encontro que se segue com o Leganés vai ser o primeiro do Mallorca frente a um adversário que está num pedestal idêntico e olhando ao que a equipa produziu no relvado do La Cerámica, os adeptos insulares certamente acalentarão expectativas na conquista de algo positivo frente ao Leganés.
Onze provável: Reina, Gámez, Sedlar, Raíllo, Valjent, Baba, Febas, Kubo, Júnior, Herández, Pozo
Análise Leganés
O Leganés não teve melhor sorte que o Mallorca nos dois primeiros jogos após o regresso da competição. Tal como o conjunto insular, o Leganés também mediu forças com o líder Barcelona e perdeu por duas bolas a zero em Camp Nou – rubricando, no entanto, uma exibição com momentos interessantes. No outro encontro já disputado, exigia-se mais à equipa comandada por Javier Aguirre que caiu em casa por duas bolas a uma às mãos do Valladolid. Contas feitas, o Leganés é o atual “lanterna vermelha” da pauta classificativa com 23 pontos, ultrapassado pela formação do Espanyol que conquistou quatro pontos nos dois desafios após a retoma e abandonou o último lugar. A distância do Leganés em relação à zona de segurança é também de quatro pontos e urge começar a soma-los já neste embate com o Mallorca. Sair da atual situação não vai ser fácil, ainda menos no atual contexto, com um calendário tão apertado. Urge começar a vencer, tanto por questões pontuais quanto emocionais e cada jogo será uma final, começando por este no Iberostar. Se o conjunto dos arredores de Madrid se apresentar em cena com a mesma predisposição que demonstrou no confronto com o Barça em Camp Nou, então é possível que regresse ao continente com algo de positivo na bagagem.
Onze provável: Cuéllar, Bustinza, Awaziem, Tarín, Jonathan Silva, Rubén Pérez, Roque Mesa, Recio, Eraso, Ruibal, Guerrero
Dica de Prognóstico
Caso o Mallorca consiga replicar aquilo que fez no La Cerámica, a possibilidade de conquistar pelo menos um ponto neste desafio é elevada. É olhando à mais recente prestação da equipa insular que nos baseamos para a opção escolhida, não obstante a necessidade que o Leganés também tem de pontuar.