Maccabi Tel Aviv – Unics Kazan (Eurocup)
Um jogo de enorme nível só pode prestigiar uma Eurocup que, como todos esperam, caminha a passos largos para nos oferecer, nas próximas temporadas, mais jogos como este. Maccabi Tel Aviv e Unics Kazan encontram-se nesta prova, mas vive uma realidade que é bem mais próxima da Euroleague. Nas primeiras duas jornadas desta fase, confirmaram aquilo que se esperava deles, com duas vitórias inequívocas frente a adversários de valor, mas com menores possibilidades, pelo que estamos perante um confronto onde se poderá começar a encontrar o vencedor do Grupo M. A jogar em casa, o conjunto israelita tem que mostrar a sua superioridade.
A queda na Eurocup poderia ser vista como uma despromoção para boa parte dos atletas do Maccabi Tel Aviv, mas o ímpeto competitivo imposto pelos seus adeptos vai obrigando os comandados de Zan Tabak a assumir esta prova como objetivo primordial – a par da conquista do título israelita – para os meses que faltam nesta temporada. A desilusão tem feito parte de uma época onde se sente, com maior impacto, as falhas no investimento feito pós-saída de David Blatt, com o Maccabi a perder o comboio das mais poderosas equipas europeias, enquanto no seu país também tem demonstrado dificuldades para superar o Hapoel Jerusalem. A equipa do Maccabi Tel Aviv vem mesmo de uma derrota na sua Liga, perante o Maccabi Ashdod, tornando-se ainda mais fundamental conseguir bater o Unics Kazan, num jogo que lhe poderá garantir vantagem para a fase seguinte da Eurocup. Na semana passada, no encontro frente ao Nizhny, Taylor Rochestie e Trevor Mbakwe foram os jogadores que mais renderam, mas contem ainda com Sylven Landsberg e Devin Smith para causar muitas dificuldades ao concorrente russo.
Para o Unics Kazan, esta viagem a Israel constituir-se-á como o seu maior desafio, até ao momento, na Eurocup, podendo comprovar com uma vitória que o seu plantel é realmente de um outro nível. Os russos nunca esconderam, desde o início da temporada, que estão nesta prova para vencer, até prevendo, de certa forma, que poderiam existir algumas quebras de regularidade nas equipas que viessem da Euroleague. O que não esperariam, certamente, seria encontrar um recente campeão europeu, com um orçamento milionário, no seu grupo. Mas abordando a realidade como ela deve ser encarada, o Unics Kazan parte sentindo-se ao nível do jogo do conjunto de Tel Aviv. A equipa não perde há mais de um mês, quando foi derrotada pelo Aris Salónica, e a realidade da VTB United League permite-lhe estar ao mais alto nível em termos de preparação. Quino Colom e Keith Langford são as duas faces de uma dupla que promete deixar a defesa do Maccabi em enormes dificuldades, enquanto Kostantinos Kaimakoglou, Latavius Williams e Artsiom Parakhouski completam um cinco de alto nível.
Esta será a primeira vez que as duas equipas se defrontam numa partida oficial.
Difícil apontar um favorito perante tanta qualidade que iremos encontrar em campo. O Unics Kazan parece ligeiramente mais forte, neste momento, mas o Maccabi procura restabelecer as suas forças e poderá aproveitar este momento para marcar posição.