Lyon – Guingamp (Ligue 1)
A jornada 25 da Ligue 1 2018/19 começa esta sexta-feira com a realização de dois desafios, um deles em Lyon, entre a equipa local e o “lanterna vermelha” Guingamp.
O Lyon prepara-se para cumprir o último teste antes de disputar a primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões 2018/19, etapa da prova em que tem encontro marcado com os alemães do Bayern de Munique. A formação comandada por Bruno Genésio foi recentemente vencer a casa deste mesmo Guingamp para a Taça de França (1-2) e quer somar mais um triunfo diante do atual último colocado da tabela classificativa. No fim-de-semana, o Lyon viu a sua série de cinco vitórias ser interrompida ao perder em Nice por uma bola a zero, placard final que permitiu assistir a algo que não acontecia desde o início do mês de dezembro: o Lyon não ser capaz de marcar pelo menos um golo. O adversário da Côte D’Azur foi uma espécie de “besta negra” para o Lyon nesta Ligue 1 2018/19, uma vez que já na primeira volta tinha ido vencer ao reduto do Lyon e também por uma bola a zero, num dos únicos três desaires caseiros do OM na atual temporada.
A lutar pelos postos que dão acesso à Liga dos Campeões da próxima época, o Lyon tem apenas três pontos de vantagem em relação ao Saint-Étienne e não pode relaxar. Em jornada marcada pela receção ao Saint-Étienne ao poderoso PSG, conquistar três pontos para pressionar os “Verts” poderá ser importante. No último encontro que disputou no seu próprio reduto, o Lyon impôs-se precisamente ao PSG com uma vitória por duas bolas a uma.
O primeiro embate com o Barcelona nos “oitavos” da Liga dos Campeões está agendado para terça-feira, mas é pouco provável que Bruno Genésio proceda a alterações na equipa.
Onze Provável: Anthony Lopes, Léo Dubois, Jason Denayer, Marcelo, Mendy, N’Dombélé, Aouar, Nabil Fékir, Bertrand Traoré, Moussa Dembélé, Memphis Depay
O quadro não é nada favorável para os lados de Guingamp. A formação local está no último lugar da tabela classificativa da Ligue 1 2018/19 com apenas 14 pontos somados em 23 desafios, seis abaixo da linha de perigo. Nas últimas cinco jornadas, o Guingamp venceu uma vez e averbou quatro derrotas, mas o que é certo é que apesar do mau desempenho na Ligue 1, está apurado para a final da Taça da Liga francesa e, na Taça, perdeu com este mesmo Lyon em casa por duas bolas a uma há exatamente uma semana atrás. Já no fim-de-semana o Guingamp perdeu por dois golos sem resposta com o Lille.
A equipa que conta com os serviços do português Pedro Rebocho bate recordes negativos nesta Ligue 1: tem o ataque menos concretizador com apenas 16 golos marcados e a defesa mais batida com 48 golos sofridos. Contas feitas, o Guingamp sofre golos há 11 jogos oficiais consecutivos e não se perspetiva que a situação melhore neste embate com o Lyon, adversário que apesar de ter ficado em branco no fim-de-semana, tem mais que capacidade para causar estragos na defesa do Guingamp e regressar a casa com os três pontos.
Onze Provável: Marc Caullard, Cheick Traoré, Félix Eboa Eboa, Christophe Kerbrat, Pedro Rebocho, Lebogang Phiri, Didier Ndong, Ludovic Blas, Marcus Coco, Alexandre Mendy, Marcus Thuram
O Lyon triunfou no reduto do Guingamp há cerca de uma semana atrás e é expectável que o cenário se repita sem grandes complicações. Caso o Lyon alcance vantagem desde cedo, Bruno Genésio poderá retirar alguns habituais titulares, solicitar à equipa que abrande o ritmo e controle o jogo em posse.