Lyon – Amiens (Ligue 1)
Semana importante para o Lyon que, pelo contexto do calendário dos seus rivais na corrida pelo pódio da Ligue 1, poderá conseguir aqui ganhar em vários campos, sobretudo, promovendo uma aproximação ao segundo lugar, que já pareceu completamente perdido para os homens do Olympique. A equipa de Lyon frustrou as suas ambições de ter um sucesso europeu e vai à procura do regresso à Liga dos Campeões através do campeonato francês. Por sua vez, o Amiens tem uma distância tranquilizante para os lugares da descida de divisão, mas somar pontos, nesta reta final da Liga, dará sempre maior segurança à equipa.
O Lyon colocou um desafio a si próprio, provavelmente no mesmo dia em que saiu da Liga Europa com uma derrota frente ao CSKA: vencer todos os jogos em falta na Ligue 1 e garantir a entrada na Liga dos Campeões com um lugar no pódio. A vitória mais importante para começar a aproximar-se desse objetivo foi perante o Marselha, onde venceu por 3-2, seguindo-se mais duas vitórias, em casa, perante o Toulouse e, em Metz, com uma goleada por cinco golos sem resposta. É como se a equipa tivesse, de novo, acordado para os seus objetivos e para retirar do seu conjunto o melhor futebol possível. Tem sido assim, de altos e baixos, feita a temporada de uma equipa que ambicionava muito e tenta, agora, acabar com o mínimo do que sonhou. Cornet é o único lesionado a faltar na equipa de Bruno Genesio, que poderá dar-se ao luxo de deixar Fekir no banco, tendo em conta a boa prestação da equipa na semana passada.
Onze Provável: A. Lopes – Rafael, Marcelo, Morel, Mendy – Ferri, Tousart, NDombele – B. Traoré, M. Depay, Aouar.
O Amiens mostra condição de sobrevivente na Ligue 1 ao apresentar-se em boa forma num dos momentos decisivos da temporada. São já quatro jogos sem provar o sabor da derrota, o que permite ao Amiens posicionar-se de forma tranquila acima da tempestade. Num momento em que todos os pontos parecem contar o dobro, a visita a Lyon, outra das equipas que vive momento de confiança e que, em termos de potencial, estará uns bons degraus acima do Amiens, não será o melhor calendário. Mas não deixa, por isso, de ser uma boa oportunidade para o Amiens também mostrar o seu potencial e tentar uma pequena surpresa. Importante será sentir que a equipa viaja até a um terreno complicado, sem nada a perder. E isso poderá ser o melhor que acontece a equipas que lutam pela manutenção. O plantel também não apresenta lesões.
Onze Provável: Gurtner – Cissokho, Prince, Adénon, Dibassy – Zungu, Monconduit – Gakpé, Kakuta, Mendoza – Konaté.
As duas equipas não se defrontavam desde o início dos anos 50 do século passado e, na primeira volta, o Lyon foi a Amiens vencer por 2-1.
A jogar em sua casa, o Lyon é o principal favorito a agarrar os três pontos, aproveitando o facto do Monaco defrontar o PSG e o Marselha estar envolvido nas meias-finais da Liga Europa. Aproximar-se ao segundo lugar seria uma prenda inesperada.