Luxemburgo – Portugal (Qualificação Euro 2024)
No próximo domingo ao final da tarde (19h45), a Seleção Portuguesa volta a jogar pela 2.ª jornada do Grupo J da fase de apuramento para o Campeonato da Europa 2024, frente à sua congénere do Luxemburgo, no Stade de Luxembourg, no Luxemburgo. A equipa orientada pelo selecionador nacional Luc Holtz tem vindo a crescer em termos de qualidade competitiva nos últimos tempos e, apesar de ser uma das mais fracas a nível teórico deste grupo, vem de um ponto somado em solo eslovaco e, por isso, de moral reforçado e a tentar surpreender. Pela frente, estará o coletivo comandado pelo espanhol Roberto Martínez, que deixou a Bélgica após o Mundial e pegou na “equipa de todos nós”, cumprindo a estreia com goleada agridoce sob o Liechtenstein na última quinta-feira.
Análise Luxemburgo
A seleção nacional do Luxemburgo não terá grandes chances teóricas nas suas probabilidades de chegar à fase final do Europeu, mas tentará dar o seu melhor e continuar a crescer em termos de qualidade competitiva. À entrada para esta 2.ª jornada, o coletivo de Luc Holtz ocupa o 4.º lugar da tabela classificativa do Grupo J, com o mesmo ponto da Eslováquia, um acima de Islândia e Liechtenstein e a dois de distância de Bósnia e Herzegovina e Portugal. Na estreia, os luxemburgueses não marcaram, nem sofreram qualquer golo.
Sem perder há seis jogos consecutivos, período onde somou um triunfo e cinco empates, a equipa nacional do Luxemburgo atravessa uma fase decente de forma e rendimento, vinda de moral reforçado para a 2.ª jornada depois de ter conseguido evitar a derrota na visita da última quinta-feira à Eslováquia, com quem empatou (0-0). Essa foi a primeira aparição da equipa de Holtz, depois dos particulares de novembro passado, onde o Luxemburgo empatou com a Bulgária (0-0) e a Hungria (2-2).
Onze provável: Moris; Bohnert, Chanot, Gerson, Pinto; Sinani, Barreiro, Pereira, Olesen, Sanches; Rodrigues
Análise Portugal
A seleção nacional de Portugal assume, com naturalidade, a principal dose de favoritismo à primeira vaga de apuramento deste Grupo J e vai a jogo a ocupar já a 1.ª posição da tabela classificativa, com os mesmos três pontos da Bósnia e Herzegovina, dois acima de Eslováquia e Luxemburgo e três acima de Islândia e Liechtenstein. Na estreia, o conjunto de Roberto Martínez levou de vencida o último classificado, com quatro golos sem resposta, em Alvalade, na última quinta-feira.
A goleada de 4-0 ao Liechtenstein fez com que Portugal conseguisse o mais importante (vencer) na estreia de Roberto Martínez, mas nem por isso deslumbrou em termos exibicionais, na passada quinta-feira, em Lisboa. A primeira parte até arrancou com uma boa dinâmica por parte da equipa lusa, mas a qualidade foi caindo com o passar do tempo. O segundo tempo trouxe uma cara lavada nos primeiros 20 minutos, mas de novo com o aproximar do apito final Portugal foi perdendo a criatividade e, com controlo total e absoluto, não criou grandes e muitas chances para finalizar com sucesso. Essa foi a primeira partida da equipa portuguesa depois da derrota com Marrocos (0-1), que ditou o “adeus” ao Qatar’22 nos quartos de final, em dezembro passado.
Onze provável: Patrício; Danilo, Rúben Dias, Inácio; Cancelo, Bernardo Silva, Palhinha, Bruno Fernandes, Guerreiro; Félix, Gonçalo Ramos
Dica de Prognóstico
Não obstante ter pela frente um adversário com mais qualidade nos seus processos e dinâmicas de jogo defensivo e coletivo, Portugal voltará a ter um jogo teoricamente acessível nesta 2.ª jornada do apuramento, ainda que jogue fora, com forte apoio da comunidade portuguesa emigrante no Luxemburgo. A equipa de Holtz deverá apostar, sobretudo, em manter as suas linhas setoriais juntas e baixas no terreno de jogo, a tentar retirar espaço de criação aos portugueses e explorar o contra-ataque e a bola parada para tentar surpreender. Ainda assim, a criatividade da equipa lusa promete surgir a espaços, ou até de forma mais veemente do que na estreia, pelo maior tempo de trabalho com o novo selecionador, pelo que se prevê que Portugal crie várias oportunidades de golo com o passar do tempo. Como tal, o melhor investimento recairá no Handicap Asiático (-2) de Portugal, cotado a 1.70 na Solverde.
Casas de Apostas com os melhores Bónus