Luxemburgo – Portugal (Euro 2020)
As selecções de Luxemburgo e Portugal medem forças este domingo no Stade Josy Barthel, num desafio a contar para a 8ª jornada do Grupo B da fase de qualificação ao Euro 2020. Os homens da casa chegam aqui sem mais nada pelo qual lutar, estando eliminados da prova há já algumas jornadas. Do outro lado chega Portugal que ainda não assegurou o acesso ao Euro 2020, e uma vitória aqui é imprescindível para se certificarem de que conseguem corresponder às expectativas.
Luxemburgo ocupa o 4º lugar com 4 pontos, fruto de 1 vitória, 1 empate e 5 derrotas, com parciais de 7 golos marcados e 14 golos sofridos. O Luxemburgo realizou uma campanha que já era expectável e fica assim, mais uma vez, de fora da fase de grupos de um Campeonato da Europa, encontrando-se mesmo a 10 pontos de distância do 2º classificado, este adversário em jogo. A equipa perdeu os últimos quatro jogos consecutivos, sucumbindo às mãos da Ucrânia (1-0), Sérvia (1-3), Portugal (3-0) e Sérvia (3-2). Os luxemburgueses contam com apenas três jogos disputados em casa, perderam dois e venceram o restante, registando 4 golos marcados e 6 golos sofridos. Luxemburgo não tem nada pelo qual lutar e disputam este jogo apenas para cumprir calendário.
Onze Provável: Moris – Jans, Chanot, Gerson, Hall e Carlson – Philipps, Thill, Rodrigues e Thill – Deville.
Portugal, por sua vez, ocupa o 2º lugar com 14 pontos, fruto de 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota, com parciais de 20 golos marcados e 6 golos sofridos. Depois de um arranque de prova apático, onde empatou os primeiros dois jogos em casa, contra a Ucrânia (0-0) e Sérvia (1-1), Portugal foi vencer a Sérvia (2-4), Lituânia (1-5) e Luxemburgo (3-0), Portugal acabou por escorregar e desiludiu ao perder às mãos da Ucrânia (2-1), redimindo-se depois na última jornada ao golear a Lituânia (6-0). A Selecção das Quinas está apenas 1 ponto à frente da 3ª classificada Sérvia, que enfrenta a líder Ucrânia nesta jornada, e precisa apenas de igualar o resultado dos sérvios para garantir a qualificação.
Qualidade é coisa que não falta nesta selecção, que esteve a um excelente nível no jogo diante da Lituânia, ainda que não sejam duas selecções comparáveis, tendo em conta que Portugal apresenta jogadores de classe mundial e com um ritmo competitivo muito elevado. Jogadores como Ronaldo, Bernardo Silva, Rúben Neves, Pizzi, Ricardo Pereira e até mesmo Gonçalo Paciência foram elementos que estiveram em grande plano diante da Lituânia, cumprindo muito bem a missão que lhes foi incumbida. Como equipa que ganha não se mexe, Fernando Santos não tem razões para alterar o onze neste jogo.
Onze Provável: Patrício – Ricardo Pereira, Dias, Fonte e Rui – Neves, Bruno Fernandes e Pizzi – Ronaldo, Paciência e Bernardo Silva.
Portugal chega aqui com os níveis de confiança bem altos, apresenta um plantel muito superior ao inimigo, tanto em talento como em ritmo competitivo. É de acreditar num bom desempenho por parte dos pupilos de Fernando Santos, que irão dar tudo para assegurar a qualificação.